Bote Fé Lábrea (AM) foi experiência de fé e missão juvenil

Bote Fé Lábrea (AM) foi experiência de fé e missão juvenil

labrea_botefe_1

A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegaram no dia 12 de agosto, vindos de Humaitá (AM). Já no aeroporto uma multidão aguardava ansiosamente a chegada dos símbolos. Após a celebração de acolhida foi realizada uma carreata pelas várias comunidades da cidade, hospital, delegacia e abrigo dos idosos. Ao chegar a catedral os símbolos foram acolhidos com muita alegria e devoção. À noite foi celebrada a Missa Amazônica que revela o mistério de Cristo retratando a beleza da criação na Amazônia. Junto com o Grupo Imbaúba de Manaus que nos ajudou a rezar. Esta missa foi celebrada nas margens do Rio Purus.

No dia 13 todos “se reuniram no mesmo lugar” (At 2), como em Pentecostes, para juntos rezar o ofício da juventude e em seguida cada delegação se reuniu em setores para as oficinas temáticas e a noite celebrada a missa e show regional com as bandas da Prelazia e apresentações dos resultados do aprendizado nas oficinas. 

O dia 14 foi reservado para o esporte e o lazer, proporcionando entre as equipes e cidades, entrosamento e fraternidade. Tudo isso com muita alegria até o momento que foi encerrado o dia com a missa e o show com Jonny Mendes e Banda Geração Jovem de Lábrea.

labrea_botefe_2No dia 15 expressamos o quanto a missão nos impulsiona a sermos mais igreja e mais comprometidos. Já pela manhã fizemos a vivência missionária com a Cruz e o Ícone na Casa de Saúde Indígena e em seguida a caminhamos com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora à aldeia da comunidade Novo Paraíso, onde contemplamos a cultura e a maneira do povo indígena que tanto lutou pela sua terra e pela sua vida. Os indígenas apresentaram suas danças, suas músicas, sua mensagem aos jovens ali presentes e suas reivindicações “por uma terra sem males”. Dançamos e recordamos a vida de Ir. Cleusa que deu vida pela causa indígena. O cacique Marcelino se emocionou e pediu que a juventude indígena abandonasse o alcoolismo.   A tarde foi a vez da comunidade ribeirinha na Praia do Pirão. Uma bonita Missa celebrada embaixo de um grande “Tapirí”, também expressando a beleza dos mistérios da Amazônia. À noite após a celebração eucarística todos se reuniram na Orla da cidade para prestigiar os shows com o Ministério Uriel de Pauini e Banda Anjos de Resgate.

Já na primeira hora do dia 16,  iniciou a vigília com a catedral lotada e permaneceram até às 5 da manhã com a presença de todos e outros que provinham de suas comunidades com a imagem de seus padroeiros. A celebração de encerramento foi muito animada e muito motivadora para que essa caminhada seja agora pela “contagem progressiva” para a JMJ – Rio 2013 e para isso foi apresentada as réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora para peregrinar nas diversas cidades e comunidades ribeirinhas e indígenas. Dom Jesus entregou a frei Antônio e ao jovem Pablo as réplicas e os enviou para Pauini, a paróquia mais distante da sede (6 dias de viagem de barco no verão amazônico). Os símbolos foram entregues pela irmã Jocerlane e dom Jesus Morazza a dom Esmeraldo, arcebispo de Porto Velho (RO).

À tarde todo o povo se reuniu para se despedir da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que foi entregue à Dom Esmeraldo Farias. Ainda para o aeroporto o povo acompanhou com muita alegria e com o coração renovado por estes dias intensos que mobilizou toda a juventude desta prelazia. Estes dias serão inesquecíveis para todos se lembrar de cada jovem com sua camiseta, seu boné e sua “sacolinha” missionária, gritando e anunciando ao mundo: BOTE FÉ: BOTE FÉ NA VIDA!!!

Enfim, agradecemos a Deus a graça de recebermos os símbolos da Jornada Mundial da Juventude em nossa realidade. Alguns jovens viajaram mais de 8 dias de barco para fazer esta experiência. O evento marcou profundamente o sentimento religioso do povo. A alegria da juventude pagou todo cansaço da equipe organizadora. Daqui das margens do Purus na Amazônia, a juventude ribeirinha-indígena-urbana abraça a Igreja através da Cruz Senhor e do Ícone de Nossa Senhora, a mãe jovem. 

Da equipe de divulgação do Bote Fé Lábrea

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email