Quase três anos após sua criação, o Organismo criado após o Sínodo da Juventude está se preparando para sua próxima reunião em Portugal
Em novembro de 2019, foi instituído o Organismo Internacional de Consulta dos Jovens para colocar em prática um pedido específico do Documento Final do Sínodo de 2018 que solicitava a criação de um Órgão para fortalecer a atividade do Setor de Juventude do Dicastério (ver n. 123). Um grupo de 20 jovens de diferentes regiões do mundo foram nomeados para iniciar as atividades.
Estava planejado o primeiro encontro presencial em abril de 2020, entretanto, devido a pandemia não foi possível, sendo necessário descobrir novas ferramentas para seguir com os trabalhos. O grupo passou a realizar reuniões online. A primeira delas contou com a presença do Prefeito do Dicastério, Cardeal Kevin Farrell e desde então, os jovens passaram a encontrar-se online a cada 2 meses para momentos de partilha, de experiências, de oração, de fraternidade e desenvolvimento de alguns projetos.
O primeiro encontro presencial somente aconteceu em outubro de 2021, quando os jovens estiveram presentes na abertura do Sínodo sobre a Sinodalidade no Vaticano. Foi um momento muito especial para ouvir os apelos da Igreja e ao mesmo tempo contribuir com o processo sinodal através de seus testemunhos, pois são jovens que estão envolvidos em atividades de suas Igrejas particulares ou participam de movimentos, associações e comunidades internacionais. Isto faz com que o Organismo Internacional de Consulta dos Jovens ofereça uma contribuição particular para a Igreja: a importância do protagonismo juvenil no anúncio do Evangelho. O próximo encontro presencial será em outubro deste ano em Portugal junto com a reunião de preparação da JMJ Lisboa 2023.
Dentre tantos frutos desde a criação do Organismo, podemos dizer que o mais especial é como que em tão pouco tempo os jovens souberam encontrar na diversidade cultural, nos distintos modos de viver a espiritualidade, nos diferentes idiomas e até mesmo no desafio do fuso horário uma oportunidade de experimentar a força da unidade. De um grupo criado para contribuir com assuntos sérios, tornou-se além disso um grupo de amizade entre jovens que pensam diferente, mas que carregam um mesmo ideal. O Organismo Internacional de Consulta dos Jovens está consciente que não irá encontrar uma resposta para todos os desafios que a Igreja possui na evangelização da juventude, mas deseja ser um sinal de esperança de que a novidade desse grupo possa despertar nos próprios jovens a coragem de colaborar no dinamismo da ação evangelizadora, nos leigos a importância de acompanhar a juventude no caminho de encontro com Deus e no clero a necessidade de concretizar a opção preferencial pelos jovens como prioridade pastoral.
O Organismo Internacional de Consulta dos Jovens está a serviço e através dos seus membros, seja nas Paróquias, no trabalho, na Universidade, na própria família e nos mais distintos setores da sociedade, procura ser o rosto jovem de Deus! Nós estamos aqui e com você.
Por Lucas Ricardo Marçal Ramos,
membro do Conselho Internacional da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida