Artigo: Estímulos da Vida do Beato Carlo Acutis

Artigo: Estímulos da Vida do Beato Carlo Acutis

Por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo Auxiliar de Belém
e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB.

Introdução

Jesus Cristo convocou seus discípulos à santidade dizendo-lhes: “sejam perfeitos como o Pai de vocês que está nos céus é perfeito” (Mt 5,48). Apresentou ainda para seus discípulos o caminho da santidade quando falou das bem-aventuranças.

As bem-aventuranças constituem o caminho proposto por Jesus para a promoção do seu Reino; quem está comprometido com a própria santidade vive uma grande paixão pelo Reino de Deus. Essa deve ser a dinâmica da vida a ser abraçada por seus discípulos.

O santo, não nasce santo. Nós nascemos inocentes, mas a santidade pressupõe amadurecimento humano e na fé. A santidade é um horizonte a ser buscado e que nos empenha por inteiro comprometendo todas as nossas dimensões.
As bem-aventuranças são a tradução do Amor, como santidade alicerçada na experiência de fé, traduzidas nas relações humanas. Por isso, a santidade é recheada de inquietude, de luta contra o comodismo, da indiferença, da insensibilidade, do egoísmo, do instinto de violência, do imediatismo, dos atalhos, da corrupção, da vingança… O Amor deve ser consistente, capaz de superar grandes provações. “O amor tudo suporta” (1Cor 13,9).

Todas as vezes que a Igreja beatifica ou canoniza alguém, está colocando-o como referência, como exemplo a ser seguido, sobretudo para aqueles mais próximos de sua dinâmica de vida. Desse modo um adolescente proclamado beato ou um jovem declarado santo, é um enorme estímulo para os adolescentes e jovens. Portanto, é digno que Carlos Acutis, seja conhecido e imitado em suas virtudes.

1. Carlos Acutis, beato adolescente

Carlo Acutis nasceu em Londres, capital Inglesa, no dia 3 de maio de 1991. Mas seus pais eram italianos e se chamavam André Acutis e Antônia Salzano. O menino cresceu em Milão (Itália) e não tardou em crescer num grande senso de fé, amor à Igreja e a Jesus Cristo.

A graça que recebera era tão forte, apesar dos tempos, que foi admitido à primeira comunhão com apenas sete anos de idade. Carlos trazia consigo, desde cedo, um duplo ardor espiritual, tanto aquele da contemplação (oração, pensamento ligado a Deus, amor a Jesus Cristo e à Nossa Senhora), quanto aquele da atividade missionária entre seus colegas.
Assim como nas classes alguns se destacam por diversas capacidades, o menino Carlo se destacava precocemente por suas virtudes, como a grande delicadeza para com seus pais, aplicação aos estudos, respeito aos colegas, atividade missionária, alegria, disponibilidade para ajudar quem dele precisava.

Veio a falecer no dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos de idade sendo vítima de uma grave doença, a leucemia. Foi enterrado na cidade de Assis, porque era seu desejo; no dia 23 de janeiro de 2019, seu corpo foi exumado e, devidamente tratado, e foi transferido para a Igreja de Santa Maria Maior na mesma cidade franciscana.

A abertura do processo de beatificação, em nível diocesano, aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2013 e foi concluído o dia 24 de novembro de 2016. No dia 13 de maio de 2013 Carlos Acutis foi declarado Servo de Deus. O Papa Francisco reconhecendo suas heroicas virtudes o declarou venerável no dia 05 de julho de 2018. No dia 10 de outubro de 2020 aconteceu, em Assis, a sua beatificação pelo Papa Francisco.

Gregorio Borgia/AP/Glow Images

2. Dom Bosco: conselhos para a santidade juvenil

Dom Bosco (1815-1888), grande educador da juventude, dizia para seus alunos que é fácil e necessário ser santo. A primeira dificuldade a ser enfrentada é uma grande mentira do diabo que tenta, a todo custo, incutir na cabeça dos adolescentes e jovens a ideia de que a santidade é algo distante, triste, pesado e impossível.

Por isso Dom Bosco, que foi o grande formador de São Domingos Sávio, falecido aos 14 anos de idade, começou estimular os seus jovens a buscarem a santidade através de três experiências bem práticas e possíveis. Segundo o santo dos jovens a santidade juvenil consiste em: 1) Cumprir bem os próprios deveres; 2) Ajudar os outros; 3) Estar sempre alegres.

Esses conselhos de Dom Bosco não depreciam, nem diminui a santidade, muito pelo contrário. É uma forma pedagógica de apresentação de um caminho de perfeição possível, sem coisas excepcionais, fora do nosso alcance. De fato, o santo, é alguém que, antes de tudo, cumpriu os seus deveres em todas as situações. Não há santo relaxado.

No caso de Carlos Acutis, temos o seus deveres de filho, de estudante e de bom cristão. Nesses três níveis de relacionamento temos os compromissos para com a própria família, com os colegas e a experiência de Deus através do aprofundamento da vida espiritual.

O segundo compromisso, que é ajudar os outros, é a experiência da solidariedade, da abertura e da partilha da experiência de fé. Para um jovem que está comprometido com a própria santidade a experiência da evangelização é uma necessidade. Carlos Acutis aproveitou-se da internet para evangelizar. Ele é o santo da evangelização da era digital; quanto estímulo ele nos dá!

O terceiro propósito do caminho de santidade apontado por Dom Bosco é a alegria. É que a tristeza é coisa do diabo! Deus é a fonte da nossa alegria. Por isso amá-lo e servi-lo é o máximo da experiência de paz e alegria; por outro lado, quem cumpre os próprios deveres e ajudar os outros está, consequentemente, sempre alegre. A alegria é consequência da nossa bondade (cf. Fl 4,4-8).

3. Alguns estímulos de Carlos Acutis

A curta vida do beato adolescente Carlos Acutis traz consigo grandes estímulos para todos nós, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As virtudes que compõem a santidade de uma pessoa não estão confinadas numa faixa etária.

• Acutis cultivou consigo um grande amor à Eucaristia. Sua admiração por esse sacramento era tão grande que o levou a criar na internet um site sobre milagres eucarísticos acontecidos pelo mundo;
• Tinha consigo uma grande habilidade na área da informática e colocou essa sua capacidade técnica a serviço da evangelização; ele nos estimula hoje a usar os meios de comunicação digitais para evangelizar;
• Desde criança aprendeu a rezar o terço e cresceu num grande amor à Nossa Senhora e manifestava sua devoção através da reza do terço;
• Após a sua primeira comunhão, uma vez que melhor compreendeu a beleza e o significado do sacramento da reconciliação, o adolescente Acutis passou a se confessar uma vez por semana;
• Conta-se também que Acutis mantinha um grande respeito, sensibilidade e firmeza para com seus colegas estando sempre pronto a ajudar e defender os deficientes na escola quando eram zombados;
• Acutis também nos estimula a lidar com o sofrimento com uma atitude de grande firmeza, serenidade e alegria. Certa vez, o seu médico lhe perguntou se ele estava sentindo muita dor, ele respondeu: “há pessoas que sofrem muito mais do que eu”.

PARA REFLEXÃO PESSOAL:

1. Santo não se nasce! O que isso significa?
2. Quais são os três conselhos de Dom Bosco para a santidade?
3. O que mais lhe chamou a atenção na vida do beato Carlos Acutis?

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email