Artigo: Comunicar com gestos e ações

Artigo: Comunicar com gestos e ações

Viber - Jovens ConectadosCerto dia me enviaram através de uma rede social uma imagem com a seguinte mensagem “você passa nove meses preso a um cordão umbilical e o resto da vida a um carregador de celular”. E se você e refletir sobre isso verá que pode ser bem real e comum na atualidade. Partindo dessa reflexão vamos falar aqui de duas coisas: a primeira, sobre a família e a comunicação na mensagem do Papa Francisco, e a segunda, uma novidade especialmente para os jovens! O Papa com seu olhar atento a essa realidade, lançou em janeiro deste ano, a sua mensagem para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano será no dia 17 de maio, sob o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Em sua mensagem, o Papa nos apresenta como aprendemos a nos comunicar desde a nossa gestação, pois como ele nos diz “o ventre que nos abriga é a primeira ‘escola’ de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe”, e ainda ressalta que mesmo quando viemos ao mundo, continuamos num “ventre”, que é a família.

A família como um lugar de encontro e de descoberta, nos revela a capacidade de compreender verdadeiramente a comunicação, através do convívio entre seus membros, com gestos e ações em dar e receber mutuamente. E assim, o Papa Francisco não deixa de abranger também a dimensão da comunicação dentro das diferenças entre os membros de uma família, que mesmo a partir de conflitos, devem utilizar o perdão como uma dinâmica de comunicação que se quebra, mas que pode ser revigorada a partir do arrependimento expresso e acolhido.

“A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”. E é em direção ao futuro, que vem a novidade mencionada no início do texto. Trata-se de mais uma ação do canal de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o “Jovens Conectados” (www.jovensconectados.org.br), que desde o final do mês de março vem atuando em mais um meio de comunicação: o canal está entre os grupos abertos do aplicativo de mensagens e chamadas Viber. Uma iniciativa pioneira no universo católico em todo mundo. Para acessar o grupo, basta fazer o download do aplicativo em seu celular, instalá-lo e, na aba “Abertos”, procurar pelo termo “Jovens Conectados” (sem as aspas). Ou acompanhe através do computador, www.viber.com/jovensconectados. Assim, vemos o quão é importante comunicar a família e a mensagem de Jesus Cristo, comunicar esse amor deve ser inicialmente com gestos e ações de proximidade. Mas também pode ser através de meios e dispositivos que facilitam e diminuem a distância geográfica. Permaneça sempre “preso”, sempre “conectado” a Cristo, esse “cordão” nunca será desfeito.

Por: Juliene Barros designer, membro do Movimento Mílicia da Imaculada e da Equipe Nacional de Jovens Comunicadores – Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email