por Dom Nelson Francelino Ferreira,
bispo de Valença (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB
Assistimos hoje a um contínuo afastamento da fé, tanto que as gerações atuais não só estão cada vez menos dispostas a uma vida de comprometida com a fé e os valores do Evangelho, como também crescem num ambiente não propício ao cultivo de uma religião. Na crise contemporânea, a vertente religiosa já não encontra espaço nas famílias, lugar onde deveria ter raízes: entre separações, divórcios, má comunicação e uma difícil relação pais e filhos, o cultivo da fé num núcleo familiar sofre acentuados retrocessos , embora a fé poderia ajudar a resolver a maioria das diferenças vividas no espaço familiar.
De fato, a fé pode representar um importante ponto de referência, um guia, em um mundo cada vez mais difícil, onde há muitos momentos de incerteza e barreiras a serem superadas. Os jovens tendem a considerar a religião não mais como uma escolha, mas como uma imposição, cheia de obrigações e constrangimentos.
Batismo, Comunhão, Confirmação e Casamento: não são poucos os que veem os sacramentos tradicionais como obsoletos, enquanto outros não têm ideia do que sejam e muitas vezes acabam por abordá-los por opção alheia ou para fins diversos do credo.
A Confirmação, por exemplo, representa a confirmação do Batismo e, portanto, deve ser uma escolha fundamentada e pessoal, mas muitas famílias a impõem aos filhos que ainda não têm a maturidade certa para decidir por conta própria; em outros casos, é realizado apenas em antecipação ao casamento, porque na ausência dele o padre pode não efetuar deles.
Os jovens dizem que quando vão à igreja e ouvem certos sermões e certos valores propostos da melhor maneira possível, correm o risco de até perder a fé.
Um dos principais muros que separa a Igreja dos jovens de hoje é a comunicação, objetivo que deveria ser alcançado durante a missa, mas que está a anos-luz da sua realidade atual. Não é mais possível ter uma sensibilidade, mesmo de linguagem litúrgica, capaz de atingir os jovens e suas questões.
Quando um jovem de dezesseis anos vai à missa manifesta tédio e indiferença, prefere não ouvir ou, se ouve, o faz superficialmente. Também as homilias, nas quais se comentam e explicam passagens dos textos sagrados, são triviais ou às vezes demasiado complexas. Além disso, os adolescentes não se contentam com as palavras dos padres, procuram certezas, explicações credíveis e respostas concretas. Por isso, hoje cada um busca e vive a própria experiência religiosa de maneira diferente como se vivia antigamente.
Os jovens na atualidade formam uma geração que não é contra Deus nem contra a Igreja, mas vive sem Deus tranquilamente, relativizando-O; perdeu o encanto pela fé e pela vida espiritual. Em geral, a sua formação religiosa circunscreve-se à infância e adolescência e coincide com o período da escolaridade obrigatória. Eles abandonam a prática religiosa e, muitas vezes, até a fé, logo após receberem o sacramento da confirmação. Para muitos jovens, de fato, o próprio momento da confirmação da escolha livre e consciente de ser cristão coincidiu com a despedida da Igreja. Prova disso é que mais da metade dos jovens de 18 a 34 anos pensa que a crise ou o desaparecimento da Igreja não representa um perigo para a sociedade.
Por isso, temos que empenhar-nos na implementação do caminho catecumenal, inserindo nossas atividades dentre de um caminho de iniciação cristã de nossa juventude, com uma linguagem querigmática.