A Cruz e o Ícone chegarão na Arquidiocese de Ribeirão Preto no dia 17 de outubro procedentes da diocese de Bauru. A primeira cidade a acolher os símbolos, no dia 18, será Cravinhos. Os símbolos ficarão expostos na paróquia Santa Luzia e às 19h30 acontece a celebração eucarística. De Cravinhos os símbolos seguem no dia 19, para a cidade de Ribeirão Preto. No Santuário Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tibério, os jovens acolherão os símbolos e às 16h haverá um momento celebrativo. Os símbolos ficam no Santuário até às 16h da quinta-feira (20) quando serão levados para a paróquia Nossa Senhora das Graças, no Parque dos Servidores. Nesta paróquia ocorre às 20h celebração e às 22h os jovens realizarão a Via-Sacra até a comunidade São Sebastião.
Em um trabalho conjunto com a Pastoral Carcerária, na manhã do dia 21, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, serão levados até as Unidades Penitenciárias I e II e o Centro de Detenção Provisória, em Serra Azul. Ali acontecem às 9h e 10h, momentos celebrativos com os internos e funcionários. Terminada as celebrações, os símbolos seguem para a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto para a celebração eucarística das 12 horas e permanecerão até o final da celebração das 18h30. Da Catedral os símbolos partem para a paróquia Cristo Rei, em Cajuru, onde ficam durante o sábado, 22, e após a celebração eucarística das 19h30, seguem para o Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa, em Jardinópolis, e ficam até às 14 horas do domingo, 23, donde partirá uma carreata com o apoio do carro do Corpo de Bombeiros para trasladar os símbolos para a celebração da Jornada Missionária da Sub-Região Ribeirão Preto 1, às 16h, no Ginásio Docão, em Sertãozinho.
A Jornada Missionária é um evento preparado pelas quatro dioceses que formam a sub-região Ribeirão Preto 1: Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Franca e Jaboticabal. O evento será o momento ápice da peregrinação. Esta celebração organizada pelas quatro dioceses inspira-se na Missão Continental proposta pela Conferência de Aparecida. A cruz vinda da cidade de Jardinópolis será entronizada, no início da celebração, pelos jovens que estiveram na Jornada Mundial da Juventude, em Madri.
Veja a programação:
17/10 (segunda-feira)
18h30 – Diocese de Bauru (Bauru/SP) – Celebração de passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora para a Arquidiocese de Ribeirão Preto.
18/10 (terça-feira)
19h30 – Cravinhos – Missa de Acolhida na paróquia Santa Luzia
Avenida Pedro Amoroso, 1285 – Jardim Berbel II – Cravinhos – (16) 3951-6654
19/10 (quarta-feira)
16h – Missa de Acolhida no Santuário Nossa Senhora do Rosário – Ribeirão Preto
Rua Martinico Prado, 599 – Vila Tibério – Ribeirão Preto – (16) 3625-1336
(a Cruz e o Ícone ficam para veneração até a quinta-feira às 16h)
20/10 (quinta-feira)
20h – Missa de Acolhida na paróquia Nossa Senhora das Graças – Ribeirão Preto
Rua Domingos Isac, 150 – Parque dos Servidores – Ribeirão Preto – (16) 3995-3593
22h – Via-Sacra preparada pelos jovens das paróquias Nossa Senhora das Graças e Cristo Operário e São Judas Tadeu – A Via-Sacra sairá da matriz Nossa Senhora das Graças em caminhada até a comunidade São Sebastião, área da paróquia Cristo Operário.
Dia 21 (sexta-feira)
9h – Celebração com os internos da Penitenciária I de Serra Azul
10h – Celebração com os funcionários das Unidades Penitenciárias I e II e do CDP de Serra Azul
12h – Missa de Acolhida na Catedral Metropolitana de São Sebastião – Ribeirão Preto. A Cruz e o Ícone ficam em exposição até a missa de envio.
18h30 – Missa de envio na Catedral Metropolitana. A Cruz segue para Cajuru.
Dia 22 (sábado)
19h30 – Missa de Acolhida dos sinais da Jornada na Paróquia Cristo Rei em Cajuru.
Dia 23 (domingo)
10h30 – Missa de acolhida dos sinais da Jornada Mundial da Juventude no Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa, em Jardinópolis, onde os sinais ficam expostos para veneração até às 14h.
14h – Saída da carreata com os sinais da Jornada Mundial da Juventude em direção a cidade de Sertãozinho.
16h – Jornada Missionária – Celebração no Ginásio de Esportes Pedro Ferreira dos Reis “Docão”, em Sertãozinho. Ao final da celebração os sinais seguem para a próxima diocese.