Abertas pré-inscrições para a VI edição da Missão Jovem na Amazônia, em Marabá.

Abertas pré-inscrições para a VI edição da Missão Jovem na Amazônia, em Marabá.

Marabá, o nono município mais populoso da Amazônia, se prepara para a VI edição da Missão Jovem, que acontecerá de 7 a 15 dezembro.

 

O bispo de Imperatriz e presidente da Comissão Episcopal para Juventude, Dom Vilsom Basso, esteve no início do mês de março na Diocese de Marabá, localizada na região sudeste do estado do Pará,  para a primeira reunião de articulação em vista da VI Missão Jovem na Amazônia que acontecerá de 7 a 15 dezembro.

Na ocasião estiveram reunidos membros da Coordenação Diocesana de Pastoral e as lideranças do Setor Juventude da Diocese de Marabá (PA), com muitas ideias, compromissos, entusiasmos e esperança. Assim como, a presença especial de Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, que falou da alegria de receber missionários de todo o país:

“A Igreja tem presente a juventude na ação evangelizadora, assim como Jesus chamou jovens para o seguirem que se tornaram seus discípulos, apóstolos. Hoje ele chama jovens que tenham um coração disposto a segui-lo e proclamá-lo aos outros. A missão é dom de Deus e é também responsabilidade humana, para que os jovens sejam dedicados ao serviço da evangelização na família, na comunidade e na sociedade. É preciso dar o apoio aos jovens para a missão de anunciar aos outros a palavra de Cristo, a valorização dos sacramentos à vida cristã e o engrandecimento do Reino de Deus.”

A reunião contou também com momentos práticos e tomada de decisão, como: quais pontos da Diocese vão atuar, quantas casas por missionários, alimentação, translado etc. Todas as iniciativas para que os jovens vivam com coragem e determinação a VI Missão Jovem na Amazônia. O Pe. Moisés Bispo, assessor da Pastoral Juvenil do Maranhão, que também participou do momento, contou a sua expectativa:

“Senti uma Diocese verdadeiramente unida, liderada pelo pastor e apoiada por religiosas, sacerdotes, jovens e adultos. A expectativa é que a Missão Jovem tenha um impacto significativo na vida da diocese de Marabá e de cada missionário”, disse Pe. Moisés.

Pré-Inscrição

A Missão Jovem irá acolher quatro jovens por regional CNBB, para aqueles que desejam participar dessa experiência, a próxima Missão Jovem na Amazônia será em Marabá, basta fazer a pré-inscrição, e posteriormente a equipe entrará em contato.  A participação inclui uma pequena taxa de inscrição, assim como acomodação, translado e alimentação durante os dias de missão são de responsabilidade da diocese que acolhe.

| CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO.

Edição 10 anos

O Projeto teve início em dezembro de 2014, quando 72 jovens representantes das várias expressões juvenis de todo Brasil foram enviados para a Amazônia. Em 2015, o projeto foi avaliado e tomou novas dimensões. Segundo padre Toninho, assessor externo da Comissão para a Juventude que esteve presente nas cinco edições nacionais, a missão jovem também é organizada pelos regionais e Dioceses, onde levam essa experiência também para as suas realidades.

O Projeto Missão Jovem na Amazônia, visa favorecer uma experiência educativo-pastoral de crescimento dos jovens na consciência e na prática de serem “Igreja em Saída” contribuindo para o despertar da própria vocação missionária e a importância da solidariedade eclesial e já aconteceu em edição nacional em:

2014 | I Missão Jovem na Amazônia | Amazônia: Parintins (AM), Borba (AM), Coari (AM) e Boa Vista (RR)
2017 | II Missão Jovem na Amazônia | Caxias do Maranhão (MA)
2019 | III Missão Jovem na Amazônia | Tocantinópolis (TO)
2022 | IV Missão Jovem na Amazônia | Tucumã (PA)
2023 | V Missão Jovem na Amazônia | Macapá (PA)
2024 | VI Missão Jovem na Amazônia | Marabá (PA)

 

Confira o primeiro documentário realizado pela equipe de Comunicação, Jovens Conectados, em Dezembro de 2014:

Com a duração de seis minutos, o filme mostra a visita dos missionários à aldeia indígena Raposa Serra do Sol e conta sobre os desafios da realidade local, bem como a relação dos índios com a fé católica. Minutos que emocionam diante da ousada ação juvenil e da rica comunhão gerada pela Igreja.

| CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email