Marabá, o nono município mais populoso da Amazônia, se prepara para a VI edição da Missão Jovem, que acontecerá de 7 a 15 de dezembro.
O bispo de Imperatriz e presidente da Comissão Episcopal para Juventude, Dom Vilsom Basso, esteve no início do mês de março na Diocese de Marabá, localizada na região sudeste do estado do Pará, para a primeira reunião de articulação em vista da VI Missão Jovem na Amazônia que acontecerá de 7 a 15 de dezembro.
Na ocasião foram reunidos membros da Coordenação Diocesana de Pastoral e as lideranças do Setor Juventude da Diocese de Marabá (PA), com muitas ideias, compromissos, entusiasmos e esperança. Assim como, a presença especial de Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, que falou da alegria de receber missões de todo o país:
“A Igreja tem presente a juventude na ação evangelizadora, assim como Jesus chamou os jovens para o seguirem que se tornaram seus discípulos, apóstolos. Hoje ele chama jovens que tenham um coração disposto a segui-lo e proclamá-lo aos outros. A missão é Dom de Deus é também responsabilidade humana, para que os jovens sejam dedicados ao serviço da evangelização na família, na comunidade e na sociedade. É preciso dar o apoio aos jovens para a missão de anunciar aos outros a palavra de Cristo, a valorização dos jovens. sacramentos à vida cristã e ao engrandecimento do Reino de Deus.”
A reunião também contou com momentos práticos e tomarão decisão, como: quais pontos da Diocese atuar, quantas casas por missões, alimentação, tradução etc. Todas as iniciativas para que os jovens vivam com coragem e determinação a VI Missão Jovem na Amazônia. Ó Pe. Moisés Bispo, assessor da Pastoral Juvenil do Maranhão, que também participou do momento, contornou sua expectativa:
“Senti uma Diocese verdadeiramente unida, liderada pelo pastor e apoiada por religiosos, sacerdotes, jovens e adultos. A expectativa é que a Missão Jovem tenha um impacto significativo na vida da diocese de Marabá e de cada missão”, disse Pe. Moisés.
Pré-Inscrição
A Missão Jovem irá acolher quatro jovens pela CNBB regional, para aqueles que desejam participar dessa experiência, a próxima Missão Jovem na Amazônia será em Marabá, basta fazer a pré-inscrição , e posteriormente a equipe entrará em contato. A participação inclui uma pequena taxa de inscrição, assim como acomodação, translado e alimentação durante os dias de missão são de responsabilidade da diocese que acolhe.
| CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO.
Edição 10 anos
O Projeto teve início em dezembro de 2014 , quando 72 jovens representantes das diversas expressões juvenis de todo o Brasil foram enviados para a Amazônia. Em 2015, o projeto foi avaliado e tomou novas dimensões. Segundo padre Toninho, assessor externo da Comissão para a Juventude que esteve presente nas cinco edições nacionais, a missão jovem também é organizada pelos regionais e Dioceses, onde levam essa experiência também para as suas realidades.
O Projeto Missão Jovem na Amazônia visa favorecer uma experiência educativo-pastoral de crescimento dos jovens na consciência e na prática de ser “Igreja em Saída” contribuindo para o despertar da própria vocação missionária e a importância da solidariedade eclesial e já aconteceu na edição nacional em :
2014 | I Missão Jovem na Amazônia | Amazônia : Parintins (AM), Borba (AM), Coari (AM) e Boa Vista (RR)
2017 | II Missão Jovem na Amazônia | Caxias do Maranhão (MA)
2019 | III Missão Jovem na Amazônia | Tocantinópolis (TO)
2022 | IV Missão Jovem na Amazônia | Tucumã (PA)
2023 | V Missão Jovem na Amazônia | Macapá (PA)
2024 | VI Missão Jovem na Amazônia | Marabá (PA)
Confira o primeiro documentário realizado pela equipe de Comunicação, Jovens Conectados, em dezembro de 2014:
Com a duração de seis minutos, o filme mostra a visita dos missionários à aldeia indígena Raposa Serra do Sol e conta sobre os desafios da realidade local, bem como a relação dos índios com a fé católica. Minutos que emocionam diante da ação juvenil ousada e da rica comunidade gerada pela Igreja.
| CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO.