A experiência da JMJ

A experiência da JMJ

Já em Madri, um dos momentos mais marcantes foi a celebração eucarística de que participamos no colégio onde ficamos hospedados. De uma forma simples e concreta, jovens do Norte e Nordeste se reuniram ao redor de um altar improvisado para a Santa Missa. Na abertura da JMJ, só conseguimos acompanhar pelo telão. Mesmo assim, já tivemos noção da magnitude do evento, com jovens do mundo todo lotando vários quarteirões e acompanhando em silêncio celebração.

A chegada do Papa foi outro momento relevante. Apesar de também termos acompanhado tudo pelo telão, o Papa Bento XVI passou bem perto do nosso grupo com o papamóvel. A vigília e a missa de encerramento com certeza foram os pontos altos. Ver um aeroporto tomado por jovens do mundo todo por causa de Deus é algo inexplicável. O mais impressionante foi ver quase dois milhões de pessoas em silêncio por causa da Eucaristia.

A falta de conforto, já que dormimos na poeira, sob pedras e levamos chuva, foi recompensada com o Papa passando bem perto de nós, e por duas vezes. O anúncio do Brasil como sede para a próxima JMJ foi bastante comemorado. Será uma grande graça para o País receber o maior evento da Igreja Católica.

As catequeses com os bispos também merecem destaque. Foram momentos de formação, espiritualidade e integração que terão reflexos imediatos na vida da igreja no Brasil, já que mais de 15 mil brasileiros participaram dessas atividades.

Uma questão importante é que as lideranças das diversas expressões jovens do País agora se conhecem pelo nome. Isso vai ajudar na integração e no fortalecimento dos laços para tornar a igreja católica forte e conhecida.

Agora, é começar o serviço para organizar a JMJ Brasil 2013.

Hildo Pereira da Silva Neto

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email