A celebração do DNJ 2019 em todo o Brasil!

A celebração do DNJ 2019 em todo o Brasil!

Entre os meses de setembro e outubro, diversas Dioceses espalhadas pelo Brasil organizaram a celebração do Dia Nacional da Juventude, o DNJ, confira como foram algumas delas:

Arquidiocese de Passo Fundo/RS

“Juventude chamada a construir a Civilização do Amor” foi o tema celebrado por cerca de 400 jovens da Arquidiocese de Passo Fundo, durante o Dia Nacional da Juventude, no dia 26 de outubro. Preparado pelo Setor Juventude, o DNJ envolveu os jovens dos grupos, pastorais e movimentos em atividades de integração e reflexão, oficinas, celebração eucarística e também um show do DJ Angelus. Como gesto concreto de solidariedade, foram arrecadados 300 kg de alimentos que foram doados para a Cáritas Arquidiocesana.

No início do encontro, o padre Fábio de Morais – vigário geral da Arquidiocese de Passo Fundo e representante do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, que não pôde comparecer em função da agenda de crismas – destacou a importância de eventos que reúnem a juventude. “Quando circulamos pelas paróquias, ouvimos dizer que a Igreja está envelhecida. É verdade. Por outro lado, quando vemos e contemplamos este grande número de jovens – somado a muitos outros que não puderam estar aqui – percebemos que vocês são a nossa esperança, são – e serão – as lideranças das nossas comunidades. Em vocês, colocamos a nossa esperança”, colocou.

O padre retomou, também, a necessidade de o jovem ter seu espaço e se posicionar na Igreja. “Tendo em vista essa esperança, eu diria que, mesmo quando encontrarem dificuldades, resistências, tenham paciência, não desistam, apostem. A Igreja precisa ter o rosto de vocês. Mas, para isso, precisamos fazer como Jesus nos diz no Evangelho: bater nas portas, insistir, ser persistente. Jorge Trevisol diz, em um dos seus cantos, ‘se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar’. Não podemos deixar o rosto de Deus mudar. Não podemos deixar a juventude faltar. Que este encontro seja, de fato, uma grande celebração da vida, da força jovem”, concluiu.

 

Diocese de Jequié/BA

Com o tema “Juventude, vós sois o agora de Deus”, extraído da exortação apostólica Christus Vivit, o Setor Juventude da Diocese de Jequié /BA, juntamente com a Paróquia São José Operário, situada município de Itagi, realizou nos dias 26 e 27 de outubro o DNJ (Dia Nacional da Juventude). O evento reuniu cerca de 2.800 jovens. A programação teve início na noite do sábado com a caminhada luminosa e luau jovem.

No domingo, ao som da fanfarra de Itagi, houve uma intensa programação: apresentação de comemoração dos 80 anos da Paróquia São José Operário; adoração ao Santíssimo Sacramento; Santa Missa presidida pelo administrador diocesano, Pe. Roberto Oliveira e concelebrada com Pe. Mateus, Pe. Paulo Marcos, Pe. José Cosme, Pe. Elixandro, Pe. Adalberto, Pe. Estevão, Pe. Leandro Silva, Pe. Antônio Neto, Pe. Alberto e Pe. Sandoval. Após  Santa Missa,  a puxada de trio animou a juventude. A festa continuou depois da pausa para o almoço com o desfile das pastorais e movimentos. Posteriormente, show com o DJ Angêlus. Por fim, o Pe. Paulo Marcos, Coordenador da Juventude diocesana, se despediu dos jovens concedendo-lhes a bênção final.

Diocese de Cornélio Procópio/PR

No dia 27 de outubro aconteceu na cidade de Congonhinhas/PR o DNJ 2019 promovido pela Pastoral Juvenil da Diocese de Cornélio Procópio, o evento contou com a participação de cerca de 1.200 jovens de diversas paróquias e também com a presença de alguns padres, dentre eles Pe. João Paulo, Pe. Wellerson e Pe. Eneas que animaram a juventude. Na parte da manhã houve uma caminhada pelas ruas de Congonhinhas e logo após a Santa Missa presidida pelo Pe. Eneas Meado da Cruz, Assessor Eclesiástico da Pastoral Juvenil da Diocese, e concelebrada pelo Pe. Wellerson Roberto Dias, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Congonhinhas. Houve ainda uma formação com a Aline Silveira, Coordenadora Estadual do Ministério Jovem do Paraná.

O encerramento foi com a Festa das Cores e mais uma caminhada, um momento de muita alegria, onde ficou expressa, de uma forma magnífica, a alegria da juventude, sobre tudo a alegria de ser uma Juventude Católica, que não perde a sua essência jovem por ser de Deus tampouco perde a essência de Deus por ser jovem.

 

Arquidiocese de Salvador/BA

Na arquidiocese de Salvador (BA), jovens das 101 paróquias participaram da Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Murilo Krieger, no Santuário Santa Dulce dos Pobres. Após a celebração eucarística, uma caminhada percorreu o mesmo trajeto que foi feito durante o traslado do corpo de Irmã Dulce, em 1992, quando ela foi levada do Santuário até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde a Santa foi sepultada. O trajeto foi animado pelos cantores católicos Ramon Brito e Patrícia Ribeiro, em um trio elétrico.

 

Diocese de Campina Grande/PB

Com mais de 3 mil jovens reunidos no dia 27 de outubro, a Diocese de Campina Grande/PB celebrou no Clube Campestre o Dia Nacional da Juventude. O encontro teve na programação pregações, catequese, workshops, louvor, adoração e a Santa Missa. Participaram jovens das 11 Foranias que compõem a Diocese. O coordenador Diocesano da Juventude, Padre Rodolfo Lucena realizou um momento de catequese com perguntas e respostas e explicou que esse momento foi inspirado pelo Papa Francisco na Exortação “Cristo Vive”. O cantor e missionário Davidson Silva pregou sobre o tema do encontro e participou da Adoração ao Santíssimo Sacramento. O encontro teve também a encenação da peça Canto das Írias, produzida e apresentada pela Comunidade Shalom. O encerramento foi com o cantor e missionário Abner Santos.

O Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos manifestou grande alegria: “Uma igreja sem jovens é como um jardim sem flores. Vocês não representam só o futuro da Igreja, vocês já representam o hoje da Igreja. Louvado seja Deus pela nossa juventude! Eu conto com vocês, com a fé de cada um, para arrebanhar para a igreja de Jesus Cristo outros jovens”.

 

Diocese de Iguatu/CE

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2019 a Diocese de Iguatu/CE comemorou o Dia Nacional da Juventude com o tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor”. Conforme o projeto do Setor Juventude este ano o DNJ foi comemorado nas sete regiões da diocese e no próximo ano será uma comemoração unificada.

Cada região preparou o dia com diversas atividades e muita animação como louvor, shows, micaretas, missas em Ação de Graças, palestras valorizando a vida, o amor de Cristo pelos jovens, lembrando dois grandes momentos da Igreja como o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo da Amazônia. Cerca de mil jovens participaram.

 

Diocese de Jundiaí/SP

O Dia Nacional da Juventude reuniu mais de 500 jovens em Santana de Parnaíba, no último dia 29 de setembro, e foi um marco na história do Setor da Juventude da Diocese de Jundiaí. Com o tema “Juventude e Políticas Públicas”, o DNJ 2019 contou com a participação dos jovens representados pelas 11 regiões pastorais.

O dia começou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Vicente Costa, que frisou a todo o instante o lema “Uma história nos chama a civilização do amor”, visto a realidade de toda a juventude brasileira e em especial, da diocese. Esse momento de partilha foi de extrema importância e com muito amor, fui incutido no coração de cada um a força para que possamos seguir em frente na busca dos nossos direitos, no cumprimento dos nossos deveres e na certeza do caminho mais correto: o do amor e da evangelização. Foi anunciado também com grande alegria os locais dos próximos eventos diocesanos: JDJ 2020 na Paróquia São José Operário em Jundiaí, na Região Pastoral 5 e o DNJ 2020 na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Louveira, Região Pastoral 4.

 

Diocese de Ourinhos/SP – “Juventude 2000”

Arquidiocese de Curitiba/PR

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2019 ocorreram as atividades do Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Curitiba. No dia 28 ocorreu a missão DNJ, onde os setores se organizaram e fizeram a experiência da missão. Mais de 800 jovens estavam espalhados pelo território da arquidiocese de Curitiba desenvolvendo a missão, com a evangelização através da visitação nas casas, entrega de cestas básicas, prestação de serviços à comunidade, informação em praças, procissão, missa, adoração e luau. Já no dia 29 o evento celebrativo reuniu as diversas expressões de juventude no Santuário da Divina Misericórdia em Curitiba/PR. No evento estavam presentes mais de 1000 jovens.

Contou-se com a presença de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e referencial para Juventude na região Sul II. Dom Amilton celebrou a Santa Missa e conduziu o momento de adoração ao Santíssimo. A animação ficou por conta do Ministério Consagrasom, Ministério Shalom Curitiba e Ministério TJ, além de momentos com exposição do tema Políticas Públicas e também momentos de intervenções com poesias.

Diocese de São João Del Rei (MG) 

Na diocese de São João Del Rei (MG), o DNJ foi realizado na paróquia de São João Bosco. Durante a preparação para o evento, os grupos de várias expressões juvenis movimentaram as redes sociais para confirmar suas presenças. No sábado, 26, houve vigília e no domingo a programação principal com shows, oficinas, mesas redondas sobre o tema políticas públicas e a missa de envio, presidida pelo bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento.

 

Diocese de Lorena/SP

 

Diocese de Guaxupé/MG

Na diocese de Guaxupé (MG), o DNJ tomou como inspiração o tema do Mês Missionário Extraordinário “Batizados e enviados”. Na parte da manhã, as atividades foram divididas em dois locais a partir dos setores diocesanos: a catedral Nossa Senhora das Dores e a paróquia São José Operário.

 

Arquidiocese de Belo Horizonte/MG

 

Na arquidiocese de Belo Horizonte, as celebrações nas regiões episcopais ocorreram nos dias 26 e 27 de outubro. Ainda tem evento marcado para o dia 17 de novembro. Neste final de semana, na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) a Arena Mundo Novo, em Venda Nova (MG), recebeu os jovens com momentos culturais e foi o local da Missa presidida pelo bispo auxiliar dom Edson Oriolo, referencial da Região.

Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), as atividades foram no Santuário arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Contagem (MG), no domingo. Na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), também no domingo, o Colégio Santa Maria Minas, em Nova Suíça (MG), sediou momentos de oração e atividades culturais.

 

Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ

No Rio de Janeiro, o DNJ em Rio das Ostras (RJ) teve como tema “Eu vim para que todos tenham vida” e foi realizado pela paróquia de São Jorge das Missões, na diocese de Nova Friburgo (RJ).

A arquidiocese de Niterói (RJ) realizou as atividades do DNJ em Saquarema (RJ) e escolheu como tema “Largai isso e vinde conosco atrás do amor”. O evento teve show com Missionário Shalom e outras atrações. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Francisco Rezende Dias e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

 

Diocese de Santo André/SP

Em Santo André, a celebração foi na tarde de domingo, na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição. O bispo diocesano, dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a missa durante o evento.

A paróquia Nossa Senhora da Conceição recebeu a juventude da diocese de Registro (SP). Vários padres estiveram presentes junto com o assessor diocesano das Juventudes, padre Thiago Ouriques, o bispo emérito, dom José Luiz Bertanha, e o bispo diocesano, dom Manoel dos Santos Junior. O evento contou com a assessoria dos seminaristas Ricky, Danilo, Rafael e Douglas, além da animação dos músicos e cantores da paróquia local, liderados por Fabrício Oliveira.

 

Diocese de Cajazeiras/PB

Em Cajazeiras (PB), o bispo diocesano, dom Francisco de Sales Alencar Batista, presidiu a Missa no Dia Nacional da Juventude da Forania de Cajazeiras. O encontro aconteceu na cidade de Carrapateira e contou com a presença de caravanas das diversas paróquias da Forania. Dom Francisco Sales disse em sua homilia que “guardar a fé significa fidelidade à Deus e fidelidade à Igreja”.

 

Diocese de Ruy Barbosa/BA

Na diocese de Ruy Barbosa (BA), a celebração eucarística, ponto ápice do Dia Nacional da Juventude (DNJ), foi presidida pelo padre Antônio Pintado, pároco da Catedral de Ruy Barbosa, e concelebrada por vários padres da diocese. Foi um momento de celebração e reflexão, trazendo presente a temática sobre as políticas públicas.

 

Diocese de São Mateus/ES

A paróquia São João Evangelista, em Pinheiros (ES) foi o local escolhido para as principais atividades do DNJ da diocese de São Mateus (ES). O evento teve caminhada pelas ruas da cidade, momentos de oração, reflexão, oficinas, adoração ao Santíssimo Sacramento e a missa presidida pelo bispo dom Paulo Bosi Dal’bo.

 

Por Jovens Conectados, com colaboração dos Setores de Juventude.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email