Tradição e tecnologia: Jovens de Goiânia lançam aplicativo para a Lectio Divina

Tradição e tecnologia: Jovens de Goiânia lançam aplicativo para a Lectio Divina

A Arquidiocese de Goiânia realiza tradicionalmente, desde 2007, no período da Quaresma, a Lectio Divina, ou seja, a Leitura Orante da Palavra de Deus.

A iniciativa do então Arcebispo, Dom Washington Cruz, desde o princípio foi voltada especialmente para a juventude, a fim de despertar no jovem, proximidade com a Bíblia e a experiência com Deus a partir da leitura, meditação, oração e contemplação, passos próprios da prática da Lectio.

Na ocasião os jovens também são incentivados a experiência da reconciliação com Deus, através do sacramento da Confissão. Além disso, são proporcionados momentos de convivência fraterna, atrações culturais e partilha entre diversos grupos de jovens. A Pastoral Vocacional se faz presente acolhendo aqueles que buscam o discernimento vocacional ou, até mesmo o desejo, para vida sacerdotal ou religiosa.

Nos últimos anos, a Lectio Divina manteve sua estrutura e concentrou-se na Paróquia Universitária São João Evangelista, que até hoje é referência e ponto de encontro do Setor Juventude. Com a chegada de Dom João Justino, em 2023, ela passou a ser realizada em seis paróquias, a fim de dar oportunidade a um maior número de pessoas, o que aumentou consideravelmente a participação.

Em 2024, a Lectio Divina apresenta uma expansão significativa. Realizada em 12 paróquias e quatro escolas católicas, distribuídas em regiões estratégicas, espera-se atingir um número muito maior de pessoas. Com o chamado: Por uma “Civilização do Amor”, a Lectio acontecerá em quatro sábados da Quaresma, com os temas sequenciais: 1º sábado (17/02) – “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8); 2º sábado (24/02) – “Procuro meus irmãos” (Gn 37, 16); 3º sábado (02/03) – “Nisto conhecemos o Amor” (1Jo 3, 16-24); 4º sábado (06/03) – “Deus é amor” (1Jo 4, 7-21). O 5º sábado trará uma nova experiência, reunindo toda a juventude da Arquidiocese, no “Caminho das Sete Igrejas”, inspirado em São Felipe Neri.

Entre as novidades para este ano, a Arquidiocese de Goiânia, em um trabalho conjunto entre Setor Juventude, Pastoral Vocacional e através de sua Secretaria para a Comunicação, lança o aplicativo para a Lectio Divina 2024. Esse lançamento está em sintonia com os avanços da tecnologia, cada vez mais intrínsecos ao dia a dia das pessoas, principalmente da juventude. A ideia de lançar um aplicativo, além de possibilitar que a experiência possa ser vivida por um número maior de pessoas, ela também é uma forma de aproximar os que não podem participar presencialmente por diversas limitações. O aplicativo também é uma forma de ressaltar a oportunidade e possibilidade do bom uso da tecnologia, usada como ferramenta para o crescimento e encontro humano.

No texto de apresentação do aplicativo, o arcebispo Dom João Justino salienta: “A Palavra de Deus nos apresenta a fraternidade como grande sonho de Jesus para a humanidade. Jesus não hesita em dizer-nos: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). A Arquidiocese de Goiânia acolhe o apelo de Jesus em sintonia com a Campanha da Fraternidade e retoma o sonho da “civilização do amor”. O Papa Francisco nos diz: “é possível avançar para uma civilização do amor a que todos nos podemos sentir chamados. Com o seu dinamismo universal, a caridade pode construir um mundo novo” (Fratelli tutti, 163).” Dom João conclui dizendo que a escuta da Palavra, a meditação, a oração são caminhos para a juventude levar a boa nova da civilização do amor por onde passar, por meio de palavras, gestos e pelo seu testemunho.

| Baixe o aplicativo: https://lectiodivinagoiania.com.br/
| Redes socias: @arquidiocesedegoiania

por Secretaria para Comunicação da arquidiocese de Goiânia 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email