Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV envia mensagem às Juventudes do Piauí

Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV envia mensagem às Juventudes do Piauí

Aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, na cidade de Picos – PI, a Assembleia Regional de Pastoral Juvenil Nordeste 4, momento de formação, partilha e unidade entre as mais diversas expressões juvenis do Regional.

Com um olhar atento à Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”, onde o Papa Francisco traz para os jovens e para todo o povo de Deus uma motivação de esperança no Cristo Vivo, “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança, e a mais bela juventude deste mundo!” afirma o Santo Padre nas primeiras palavras da Exortação Apostólica.

Marcaram presença na assembléia, Dom Francisco de Assis Gabriel, bispo de Campo Maior e referencial da Juventude na CNBB NE4, que afirmou “a Pastoral Juvenil só pode ser sinodal”; o Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José; o Padre Francidilso Silva do Nascimento, assessor da Pastoral Juvenil no Regional Nordeste 4 da CNBB, assim como o Padre Gildo Coelho de Sousa, assessor da Pastoral Juvenil na Diocese de Picos, que conduziram os trabalhos.

Além do estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, foi articulado o Calendário para 2020, e deliberado algumas ações a serem efetivadas nos próximos anos, como: a Semana Missionária, Congresso das Novas Comunidades e Movimentos, Missão Jovem e Romaria da Juventude. Ainda, os participantes elaboraram uma mensagem às juventudes do Piauí, que segue abaixo:

 

MENSAGEM ÀS JUVENTUDES E AO POVO DE DEUS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DO PIAUÍ

“Ninguém te menospreze por seres jovem”. (1Tm 4,12a)

Nós, jovens, assessores, padres referenciais e bispo referencial para a juventude do Piauí, reunidos em assembleia na cidade de Picos, para avaliar as trajetórias evangelizadoras de nossas juventudes e desejosos de indicar caminhos para a acolhida, o cuidado e o anúncio de Cristo, “o eternamente jovem” (ChV, n. 13), no horizonte eclesiológico que estamos imersos e na receptividade do Sínodo para a Juventude e da Exortação Apostólica Christus Vivit, alinhamos nossas proposições para a ação evangelizadora em nosso regional.

Não deixemos que nos roubem a alegria de ser jovem! Queremos reafirmar a beleza, a importância desta etapa de “vigor pleno” e o protagonismo em nossas igrejas particulares, paróquias, comunidades eclesiais e expressões juvenis. Nós somos “o agora de Deus”.

Inspirados na Palavra de Deus e nas novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja, nos comprometemos com a transformação das realidades de morte que ferem “a terra sagrada, que é o coração de cada jovem”. (ChV, n. 67): ausência de políticas públicas para juventude, falta de perspectiva para a realização pessoal e profissional, crises existenciais relacionadas ao sentido da vida e a alegria de viver, a cultura de morte institucionalizada em nossa sociedade que extermina a vida de muitos jovens, a intolerância e o preconceito, o relativismo dos costumes e a mentalidade hedonista, a crise das relações comunitárias e a dificuldade de assumir compromissos duradouros – para mencionar algumas dessas sombras.

Convocados a fazer a experiência do encontro com o Cristo Vivo, iluminados pela experiência de Emaús para promover a cultura do encontro, considerando o Documento da Evangelização da Juventude e o Projeto IDE com as suas linhas de ação: formação, missão, estrutura de acompanhamento, políticas públicas ecologia; além de motivados pelo Documento Final do Sínodos dos bispos para a Juventude e ouvindo “o que o Espírito diz à Igreja” (Cf. Ap 3,6b), na comunhão sinodal desta assembleia, indicamos ações comuns para a Pastoral juvenil em nosso regional:

✓ Seminário de Políticas Públicas para a Juventude – 20 e 21 de setembro de 2019, em Teresina;
✓ Assembleia regional de Pastoral juvenil – 22 e 23 de agosto de 2020, em Campo Maior;
✓ Semana missionária diocesana articulada pelo setor diocesano da juventude, tendo como culminância o Dia Nacional da Juventude – outubro de 2020;
✓ Congresso das Novas comunidades e movimentos eclesiais em 2021;
✓ Missão jovem da pastoral juvenil regional em 2022;
✓ Congresso das Expressões Juvenis em 2023.

Na solenidade da Assunção de Maria, suplicamos a intercessão amorosa da Jovem de Nazaré por nossas juventudes piauienses para que “ela nos renove com a força de sua oração e nos acompanhe sempre com a sua presença de mãe”. (ChV 298).

Picos – PI, 18 de agosto de 2019

Por Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV 

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email

Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV envia mensagem às Juventudes do Piauí

Cursos