Signis Brasil Jovem lança campanha de apoio ao Papa Francisco

Signis Brasil Jovem lança campanha de apoio ao Papa Francisco

Em busca de transmitir apoio ao Papa Francisco neste momento em que várias acusações contra o seu pontificado estão sendo noticiadas na mídia e viralizadas na internet, a SIGNIS Brasil Jovem lança a campanha #FranciscoEstouAqui. A ação é fruto do trabalho dos 25 jovens que integram o Curso de Formação ‘Jovens Comunicadores e a Cultura de Paz’ da Signis Brasil, realizado em parceria com a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) desde agosto de 2018.

A campanha é considerada a primeira ação concreta da SIGNIS Brasil Jovem e foi lançada no dia 2 de setembro em Porto Alegre, durante as atividades de fechamento do I Congresso de Comunicação da SIGNIS Brasil. Inicialmente concebida para redes sociais digitais, a campanha consiste no momento na difusão de imagens e vídeos com a hashtag #FranciscoEstouAqui.  Para tanto já foram criadas uma fanpage (facebook.com/franciscoestouaqui) e uma conta no Instagram (instagram.com/franciscoestouaqui).

Em pouco dias a página da campanha no Facebook  já superou a marca de mil curtidas. No Instagram os números também são animadores e diversos nomes de referência na Igreja do Brasil já compartilharam os conteúdos da campanha.

A iniciativa que já nasceu com apoio internacional dos presidentes da SIGNIS América Latina, Paraguai, Argentina e do secretário-geral da SIGNIS Mundial, começa também a receber apoio de leigos e lideranças de outros países do mundo. Instituições católicas, religiosos, padres e bispos, como o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e as carmelitas do Carmelo de Nazaré de Cariacica, no estado do Espírito Santo.

Ricardo Alvarenga, Coordenador da Signis Brasil Jovem

De acordo com Ricardo Alvarenga, coordenador da SIGNIS Brasil Jovem, o objetivo é combater as notícias falsas que procuram desestabilizar o pontificado do Papa Francisco gerando assim um contra discurso. “Francisco age sem medir esforços na construção de uma cultura de paz, justiça e solidariedade entre todos os homens e mulheres. Através da hashtag #FranciscoEstouAqui, queremos nos unir a milhares de pessoas pelo mundo para inundar os espaços digitais com uma mensagem feliz e criativa de apoio e carinho ao Papa Francisco”, explicou.

Todos são convidados a participar da campanha, enviando um vídeo gravado de até 30 segundos, na horizontal, no qual a expressão #FranciscoEstouAqui é declarada no final. O vídeo pode ser enviado para franciscoestouaqui@gmail.com, indicando no título do e-mail o nome e o país onde o vídeo foi gravado. Além, disso foram produzidos conteúdos de apoio ao Papa Francisco que podem ser compartilhados a partir da fanpage e do Instagram da campanha em: português, espanhol, inglês e italiano.

O que rola nas redes (Acompanhe a #FranciscoEstouAqui)

O presidente da SIGNIS Brasil Frei João Romanini, foi o primeiro a gravar o vídeo de apoio ao Papa Francisco. “Meu total apoio para você e seu pontificado, tendo assumido uma causa em favor da vida e os pobres, seguindo São Francisco de Assis”, afirmou o capuchinho que tem apoiado incondicionalmente o trabalho dos jovens comunicadores.

Osnilda Lima, secretária da SIGNIS Brasil também gravou sua mensagem de apoio e manifestou sua gratidão ao pontífice: “Eu expresso meu total apoio ao seu pontificado, especialmente agradeço pela carta encíclica Laudato Si e sua preocupação com toda a criação”.

A proposta da SIGNIS Brasil Jovem é reunir até janeiro de 2019, conteúdos de apoio ao Papa Francisco oriundos de diversas partes do mundo e produzir um material multimídia para ser entregue ao pontífice durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na Cidade do Panamá.

Equipe Signis Jovem e Presidência da Signis após assinatura da Carta. Foto: Henrique Alonso

 O apoio ao Papa Francisco, no entanto, não se dá apenas através da campanha. Durante o Congresso, os jovens comunicadores também assinaram uma carta de apoio ao Sumo Pontífice, que será entregue diretamente ao Vaticano. A carta foi assinada também por Ricardo Alvarenga, coordenador da SIGNIS Brasil Jovem e pelos presidentes: João Romanini (Brasil), Carlos Ferraro (América Latina), María José Centurión (Paraguai), Isabel Gatti (Argentina) e por Ricardo Yánez, secretário-geral da SIGNIS Mundial.

Carta de Apoio ao Papa

Assinaturas dos Membros da Equipe Signis Brasil Jovem

Confira também a carta pública que os membros da SIGNIS Brasil jovem escreveram para o Papa Francisco.

Da Equipe Signis Brasil Jovem, Signis ALC, Jornal Brasil Hoje

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email