Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.
A Quaresma vai adiantada e já começamos a vislumbrar o mês de Abril que se descortina mostrando-nos o brilho da Páscoa! Vitória da Vida! Tudo se renova, se torna jovem: se rejuvenesce!
A Páscoa nos traz a mensagem do “novo”, da “esperança”, da “alegria”. E isto nos faz lembrar de nossos queridos jovens: quanta novidade e esperança eles carregam em si e as levam aos espaços e corações que lhes são abertos!
No recente encontro do Comitê Organizador Local da JMJ do Rio de Janeiro com o Cardeal Rilko, responsável do Pontifício Conselho para os Leigos, pudemos saborear suas palavras que nos convidavam a prestar atenção para o importante momento que estamos vivendo por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Suas colocações vieram nos incentivar: “Cada JMJ deve se tornar um ponto de partida, um impulso para a Pastoral Juvenil. É um momento particular de evangelização e, ainda mais, de escuta desta nova geração que está chegando”.
Coincidentemente, este mês de Abril está emoldurado por dois importantes acontecimentos juvenis, criados e motivados pela Igreja na voz de nossos últimos papas: a 27ª. Jornada Mundial da Juventude no Domingo de Ramos (dia 1º.) e o 49º. Dia Mundial de Orações pelas Vocações no Domingo do Bom Pastor (dia 29)! Assim, abrimos o mês da Ressurreição dizendo aos jovens que eles são imprescindíveis para nos mostrar o „novo‟! E fechamos o mês recordando-lhes da valiosa vocação que Deus lhes concedeu para a felicidade que seu coração pede tanto e para o serviço generoso ao próximo, como pede o Evangelho. Os lemas escolhidos foram respectivamente: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4) e “As Vocações, dom do amor de Deus”.
Convido aos senhores, queridos sacerdotes pastores, a movimentar a sua comunidade paroquial para celebrar intensamente estes momentos. Estas cartas (Anexo), brotadas do coração do papa, vêm para iluminar e motivar todo nosso rebanho a uma maior aproximação dos jovens, auxiliando-os no encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo e com a Igreja, bem como seu compromisso pela construção de um mundo melhor. Debrucem sobre elas, lendo-as e estudando-as junto aos jovens e aos leigos adultos. Mostrem a eles o quanto a Igreja os acolhem com carinho de Mãe e responsabilidade de Educadora. Participem das iniciativas que muitas dioceses promovem em vista destes acontecimentos, principalmente a Jornada Diocesana da Juventude no Domingo de Ramos (Subsídio em Anexo).
Festejemos a vida de nossos jovens aproveitando destas inspirações eclesiais!
Mostremos a eles a nossa opção afetiva e efetiva por sua vida, suas forças, sua voz profética!
Que os jovens sintam que os queremos bem e ao nosso lado para que, fortalecidos na experiência de discípulo de Jesus Cristo, se tornem cada vez mais evangelizadores/missionários de outros jovens.
“Novidade, alegria, esperança, vigor‟ – categorias juvenis e ofertas do Ressuscitado! – se façam presentes na vida de cada um dos senhores e daqueles que estão sob seus cuidados pastorais.
Maria, a jovem mulher que investiu sua beleza de vida na vida de Jesus, nos auxilie em nossa missão de amigos e companheiros dos jovens.
Com estima, na força da Páscoa:
Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ)