Cinco conselhos de São Bento para uma vida espiritual de santidade

Cinco conselhos de São Bento para uma vida espiritual de santidade

No dia 11 de julho celebramos o dia de São Bento. Bento de Núrsia nasceu na Itália em 480 e morreu em 547. De uma família de nobres, o santo começou os estudos em sua cidade natal e, em 500, foi enviado para Roma para estudar filosofia e retórica. Insatisfeito com o rumo que a moralidade da cidade ia tomando, decidiu se esconder em Enfide, onde morou numa gruta de difícil acesso para viver como eremita.

Mas seu esconderijo foi descoberto, três anos depois, por pastores que divulgaram a sua vida de santidade. Com pouco mais de 20 anos começou a ser procurado por pessoas que iam ao seu encontro para receber conselhos espirituais.

Passados alguns anos, tornou-se abade de um mosteiro no centro da península Itálica. Sofreu tentativa de assassinato duas vezes e nas duas foi salvo pela oração, o que lhe rendeu o título de santo. Por esse motivo, suas representações sempre mostram o cálice quebrado e um corvo com um pão.

Depois de anos vivendo com os inimigos e passando por momentos complicados, São Bento escreveu as regras para a vida monástica beneditina, baseada na Regula Magistri, uma regra mais antiga, que não tem autor conhecido.

Seguem os cinco conselhos baseados nas Regras de São Bento, para uma vida espiritual de santidade:

1 – Sempre que tiver o conselho de um bom pai, receba-o de boa vontade e executa-o eficazmente;

2 – Antes de começar algo bom, peça sempre de coração aberto e em oração muito insistente para que seja feito pela vontade de Deus;

3 – Não endureça o coração sempre que ouvir a voz de Deus falar contigo;

4 – Para uma vida verdadeira e perpétua, não fale mal do seu semelhante e nem seja falso. Faça sempre o bem e procure seguir sempre em paz;

5 – Para alcançar o verdadeiro Reino dos Céus, precisa percorrer o caminho das boas obras, baseado sempre no Evangelho de Jesus Cristo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email