40 anos da PJMP: Águas e Profecias, luzes do Meio Popular gerando Vidas

40 anos da PJMP: Águas e Profecias, luzes do Meio Popular gerando Vidas

O Julho das Juventudes se aproxima e com ele os preparativos para o 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular-PJMP. O encontro que acontecerá nos dias 09 a 13 de julho em Goiânia-GO, na paróquia Nossa Senhora da Terra, irá refletir sobre a caminhada pastoral e seus desafios, celebrar a fé e a vida dos jovens do meio popular e reunir todos(as) os que partilham da mística e espiritualidade libertadoras de Jesus Cristo.

Com o tema: “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e cujo lema é “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade”, os participantes do 5º Congresso da PJMP participarão de plenárias temáticas e diversas oficinas que contribuam na “plantação de novas sementes”, na formação de novos quadros, além de fortalecer e (re)encantar aquelas pessoas que já têm uma boa experiência na caminhada.

Para a organização do encontro esse “será um espaço onde construiremos nossa maloca, nosso gostoso aconchego, rever as grandes amizades que surgiram na pastoral, risos, choros e muita mística e espiritualidade cristãs. Com isso, a juventude do meio popular fortalece seu protagonismo de modo mais eficaz na ação evangelizadora, libertadora e transformadora!”

O  5º Congresso é parte da caminhada dos jovens da PJMP vindos das mais diversas Arqui/Dioceses dos Estados do Brasil com articulação ou não da PJMP. O(A) jovem é convidado(a) a associar seus sonhos à sua caminhada pastoral e à relação entre Igreja e Sociedade, parte para a ação e ainda é inspirado pelos mártires-exemplos da nossa sociedade. Esse Congresso é ainda mais especial, pois, a PJMP comemora seus 40 anos de luta e resistência, sonhos e partilhas de uma vida doada à construção do Reino para todos/todas.

Para Wellington Neto, secretário nacional da PJMP, “esperamos encerrar o congresso com aproximadamente mil pessoas entre elas jovens, assessores, e militantes que construíram essa caminhada de 40 anos dedicados a construção do Reino, em defesa dos direitos da juventude empobrecida e marginalizada. O tempo atual nos provoca a ser jovens proféticos à luz do evangelho”.

Para o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Bispo de Imperatriz do Maranhão Dom Vilson Basso, “celebrar 40 anos de história e caminhada é uma data importante, significativa. Enfrentando as intempéries do dia a dia, da travessia no deserto, entre obstáculos e oportunidades, exercendo o protagonismo. Como Igreja jovem, como água que brota do templo, levando vida por onde vai passando, por que ‘a juventude é a bandeira do amor’”. 

Local

O 5º Congresso Nacional da PJMP será realizado na:
Paróquia Nossa Senhora da Terra
Avenida do Povo, Quadra 117, Lotes 17 e 18 – Jardim Curitiba III
CEP 74480-800 – Goiânia – GO
E-mail: paroquia.terra@gmail.com
Tel.: (62) 3595-0442.
Site: http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/paroquias/campinas/nossa-senhora…

Caso você precise de mais detalhes sobre a localização e sobre como chegar no local do encontro, você pode entrar em contato com Heider Ferreira, secretário do congresso, pelo e-mail: heiderferreirademelo@gmail.com, ou diretamente com a secretaria paroquial no telefone e e-mail informados acima.

O que levar: roupa de cama e banho, materiais de higiene pessoal.

O local é quente e talvez esfrie um pouco à noite.

OBS.: Em caso de dúvida ou problemas com a inscrição, entre em contato por e-mail com os responsáveis pela organização:
pjmpsecretaria@gmail.com (Wellington);
pjmpcomunica@gmail.comjeifaalicegerico@gmail.com (Alice);
guilhermedapjmp@gmail.com (Guilherme);
heiderferreirademelo@gmail.com (Heider – secretário do 5º congresso).

História

O 1° congresso Nacional da PJMP que comemorou 20 anos de história teve como tema: PJMP NO MUNDO DOS EXCLUÍDOS, RESISTINDO E CONSTRUINDO NOSSA HISTÓRIA. Aconteceu em João Pessoa-PB entre os dias 14 a 17 de Janeiro de 1999 e reuniu durante os três dias 1.300 jovens e cerca de oito mil pessoas entre jovens e adultos na caminhada e celebração de encerramento. 

O 2° Congresso Nacional aconteceu aos 25 anos, na cidade de Parnamirim-RN de 14 a 18 de Janeiro de 2004 com o tema: 25 ANOS DE TERNURA E RESISTÊNCIA. 

O 3° Congresso Nacional da PJMP, teve como Tema: PJMP 30 ANOS DE FÉ E VIDA NO MEIO POPULAR e como Lema: EM NOSSAS MÃOS UM SONHO EM MUTIRÃO. Aconteceu nos dias: 26 a 30 de janeiro de 2009. 

O 4° Congresso Nacional da PJMP aconteceu em Recife- PE nos dias 14 a 19 de Janeiro de 2014 e teve como tema: PJMP: TERRA FÉRTIL CANTO FORTE E LEMA: SEM ARRISCAR NÃO VIVEMOS A ESPERANÇA. 

INSCRIÇÕES

Para o 5º Congresso Nacional da PJMP as inscrições deverão ser feitas no link: INSCRIÇÕES CONGRESSO PJMP

A taxa de participação do evento é de R$ 50,00 (cobrindo despesas de estadia e alimentação), valor que deverá ser repassado no primeiro dia para a Comissão Organizadora no local de inscrição. Você não receberá boleto ou cobrança alguma via e-mail ou correio!

Caso você prefira pagar a inscrição antecipadamente, você poderá fazer um depósito na seguinte conta:

Banco: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 1340
Operação: 003
Conta: 00002913-7
Em nome de “Instituto Dominicano de Justiça e Paz do Brasil Frei Antônio Montesino”

Após a realização do depósito, envie o comprovante para Heider Ferreira, secretário do congresso, pelo e-mail: heiderferreirademelo@gmail.com

Saiba mais:

Site Oficial da PJMP

Oração do 5º Congresso Nacional da PJMP

Subsídio de preparação para o 5º Congresso Nacional da PJMP

Hino do 5º Congresso Nacional da PJMP – “Vem Ser Meio Popular”

Música “Fecunda Semente” para o 5º Congresso Nacional da PJMP

 Por Valesca Montenegro, com informações do site oficial e secretariado nacional da PJMP

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email