3 iniciativas para viver bem a Quaresma durante quarentena por coronavírus

3 iniciativas para viver bem a Quaresma durante quarentena por coronavírus

Estamos em tempos de alerta. Todos os dias no mundo inteiro aumenta o número de infectados e falecidos devido ao COVID-19. Diante disso, o que nós jovens que creem podemos fazer?

VIVER BEM A QUARESMA

A Quaresma é tempo de jejum, caridade e oração. Vivendo bem a quaresma, podemos com certeza contribuir para o bem de todos nesta situação epidêmica que vivemos.

1. Jejue. Jejuar é renunciar a algo de que gostamos em vista de um bem além de mim mesmo. Que tal jejuar de compartilhamentos de notícias duvidosas ou críticas agressivas que não contribuem com nada?
Também podemos jejuar dos passeios ao shopping ou dos lanches e comidas de restaurantes. Aproveite a economia e faça uma doação quando for possível. Transforme sua renúncia em bem para algum necessitado.

Você também pode jejuar de palavras indelicadas e dos seus programas favoritos se estiver dividindo a TV ou outro espaço com alguém de sua família.

Outro jejum é deixar de fazer algo que goste para curtir o convívio com a família, talvez um jogo, ou uma sessão de piadas. Que tal deixar a internet desligada para “ser família”?

2. Ame. O amor concreto é outra marca da quaresma. São gestos de cuidado e de doação que podemos fazer em casa e também para com a sociedade nestes tempos difíceis. Os cuidados com a nossa higiene pessoal são gestos de amor para conosco mesmo e também para com os outros. Não seja um disseminador do COVID-19!

A CF 2020 (Campanha da Fraternidade) convida a ver, sentir compaixão e cuidar. Que tal sentir compaixão de um vizinho que mora sozinho, ou mesmo dos seus avós e criar formas de relacionamento à distância com estas pessoas? Telefonar, cantar, mandar um lanche especial, oferecer-se para fazer as compras… afinal, estas pessoas são mais vulneráveis e também podem sentir solidão. Mas lembre-se, evite contato direto para não correr o risco de contaminar pessoas, visto que você jovem, pode ter o vírus e não ter sintomas.
Seja gentil também em sua casa, ajude nos serviços domésticos, use palavras como por favor, obrigada, com licença…

E lembre-se: FIQUE EM CASA. Só saia quando for realmente necessário.

3. Reze. Vamos aproveitar o tempo livre sem aulas ou com trabalho em casa para rezar pelos doentes, pelos profissionais da saúde, pelos idosos e pessoas mais vulneráveis. Não esqueçamos dos mais pobres que não tem acesso a água potável para fazer bem sua higiene. Rezemos também pelos cientistas e pelos governos, para que tenham sabedoria para encontrar formas de amenizar ou resolver o problema.
Que tal agora?

À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

BÔNUS “10 ações de compaixão” 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), lançou nesta sexta-feira, 20 de março, “10 ações de Compaixão”, gestos simples, mas de grande importância, para serem realizados neste período quaresmal e de prevenção contra a pandemia COVID-19, provocada pelo novo Coronavírus. A unidade na realização destes atos, fará uma grande diferença neste tempo de espera e prevenção. Você também pode divulgar esta campanha: Clique aqui e faça o download do cartaz das “10 ações de Compaixão”! 

 

Por Ir. Valéria Andrade Leal – Assessora Nacional da Juventude (Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CNBB)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email