1º CDL Musical realizado na Diocese de Rio Branco (Acre)

1º CDL Musical realizado na Diocese de Rio Branco (Acre)

cdl2A paróquia Santa Inês, com apoio da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude (CDPJ), realizou entre os dias 30 de julho a 02 de agosto, o primeiro Curso de Dinâmica para Líderes Musical (CDL Musical) da Diocese de Rio Branco. O encontro ocorreu na chácara Puro Leite, situada na estrada AC 40. O curso teve como objetivo a formação musical da mística pastoral.

O primeiro dia de encontro contou com o credenciamento dos cursistas, apresentação do livro “Juventude Canta e Encanta” (3ª edição) e da programação oficial, além das equipes de trabalho, de monitoria e dos facilitadores Thiago Nascimento ( São Paulo, capital, Diocese de São Miguel Paulista) e Alex Pontes Tadeu (Americana-SP, Dioceses de Drimeira). Ainda na mesma noite foi realizada a celebração de Taizé, que passou por vários ponto da chácara e cada parada era um momento de refletir. Ao fim da procissão pela chácara foram colocadas velas em forma de cruz.

Durante a atividade foram feitas cinco oficinas: Cantos e aprender de forma geral a prática de instrumentos musicais; Ritmo e percussão corporal; Dança popular ou dança circular e coreografia; Canto e técnicas vocais; Ofício Divino da Juventude. Durante o sábado a tarde foram apresentados dois vídeos, “You raize me up” (Você me eleva) e Seu nome é Jesus Cristo. Depois foram divididos em sete grupos para discutirem a importância destes vídeos, em meio a apresentação os jovens falaram o quanto a música é importante em suas vidas e como ela expressa seus sentimentos e paixões.

“A música me salvou em um dos momento que mais me senti triste e sem saída para vida, a música que mudou toda minha vida foi ‘tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez”, disse o jovem Francesco Gomes, do Bujari, durante os trabalhos. Em outro momento ocorreu a divisão em grupos para trabalhar com diferentes tipos de músicas como Canto pastoral, mantras/salmos , cantos populares, poesias, cirandas. O objetivo foi utilizar as oficinas para potencializar a utilização dos cantos pastorais. Durante a Noite Cultural e o Lual os jovens apresentaram os conhecimentos adquiridos.

Por Matheus Freire e Krisla Ripardo, da Teias da Comunicação – PJ Diocese de Rio Branco

Colaborou:  Kelvin Pinho, Assessor da Pastoral da Juventude – Paróquia Cristo Libertador

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email