Niterói recebe Cruz e Ícone de Maria neste fim de semana

Bote Fé NiteróiNa manhã do dia 15 de maio foi realizada uma coletiva de imprensa para divulgar a programação do Bote Fé Niterói, evento que marcará a chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese de Niterói. A festa será no próximo dia 19 de maio, a partir das 14h na Praia do Icaraí e espera um público de 70 mil pessoas. Durante a coletiva, foi apresentado o esquema de trânsito, segurança e a programação do Bote Fé.

“Nosso coração esta vibrando de alegria. Meu coração de bispo está muito feliz por acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, por acolher tantos irmãos que virão participar deste Bote Fé, um evento não apenas para a nossa Arquidiocese, mas para o nosso Regional Leste 1, para todas as Dioceses do Estado do Rio. Será um momento de louvor, oração, adoração, shows, além do momento central, a Celebração Eucarística às 17h com a chegada dos símbolos da JMJ”, declarou o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

O Bote Fé dará o pontapé inicial da passagem dos símbolos pela Diocese de Niterói. Segundo o padre Ricardo Mota, assessor de imprensa da Arquidiocese de Niterói, durante os sete dias, a Cruz e o Ícone percorrerão 14 municípios e cerca de 80 paróquias da região. “A expectativa é grande para a chegada dos símbolos. As dioceses vizinhas que já receberam, com muita animação, foram contagiando as regiões vizinhas que esperam ansiosas a peregrinação dos símbolos. Várias paróquias da nossa Diocese estão organizando atos especiais para acolher a Cruz Peregrina e o Ícone”, afirmou padre Ricardo.

Programação

O Bote Fé começa às 14h e contará com shows das bandas Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, além do cantor Tony Allysson. A condução do momento de adoração ao Santíssimo Sacramento será feita pelo padre Cláudio Lima, da Comunidade Dom de Deus. A chegada dos símbolos da JMJ está prevista para 17h, junto com o início da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Confirmaram presença na celebração oito bispos de diversas dioceses e padres da Arquidiocese de Niterói. “Será um dia muito especial para toda Arquidiocese, especialmente para a juventude. A cruz e o ícone foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II, por isso tem um grande valor para nós. O Bote Fé será uma grande preparação para a Jornada Mundial da Juventude”, disse o padre André Luís Bastos, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói.

Trânsito

Um esquema especial de trânsito foi montado por conta da passagem dos símbolos na cidade. Segundo a Prefeitura de Niterói, a Praia de Icaraí (Avenida Jornalistas Alberto Francisco Torres) será interditada ao tráfego das 14h às 22h, exceto para o os veículos de serviço e de socorro. Também estarão interditadas as ruas General Pereira da Silva, Presidente Backer, Lopes Trovão, Otávio Carneiro e Belizário Augusto, no trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Coronel Moreira César.

Após o evento na Praia de Icaraí, os símbolos da JMJ serão conduzidos para a Igreja Santuário das Almas, na Rua Álvares de Azevedo, em Icaraí. No domingo, o trânsito será parcialmente interditado na Rua Álvares de Azevedo, após a liberação do tráfego na Praia de Icaraí, para o deslocamento dos símbolos até o Santuário das Almas. Também no dia 19, o lado direito de circulação de veículos da Rua Miguel de Frias, no trecho entre a Rua Gavião Peixoto e a Praia de Icaraí, será destinado para embarque e desembarque de ônibus credenciados. Outra área de embarque e desembarque de coletivos credenciados será criada na Avenida Ary Parreiras, no lado direito de circulação de veículos, sentido Icaraí-Santa Rosa, no trecho entre a Praia de Icaraí e a Rua Jornalista Irineu Marinho.

Os veículos de passeio também não poderão estacionar em toda a extensão, junto ao canteiro central, da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, para que sejam estacionados os ônibus das caravanas religiosas, a partir das 22h do sábado (18) até as 2h da segunda-feira, dia 20.

A Prefeitura recomenda que os participantes do evento utilizem o transporte público para chegada e saída da Praia da Icaraí, e que não levem garrafas e copos de vidro para evitar acidentes.

Redes Sociais

 

Mais informações, fotos e testemunhos da passagem dos símbolos da JMJ estão disponíveis no facebook da Peregrinação dos Símbolos da Jornada pelo Estado do Rio (www.facebook.com/jmjeuvou) e nos veículos oficiais da Arquidiocese do Rio.

Da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email