Niterói recebe Cruz e Ícone de Maria neste fim de semana

Publicado em 17 de maio de 2013 Por 1 Comentário

Bote Fé NiteróiNa manhã do dia 15 de maio foi realizada uma coletiva de imprensa para divulgar a programação do Bote Fé Niterói, evento que marcará a chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese de Niterói. A festa será no próximo dia 19 de maio, a partir das 14h na Praia do Icaraí e espera um público de 70 mil pessoas. Durante a coletiva, foi apresentado o esquema de trânsito, segurança e a programação do Bote Fé.

“Nosso coração esta vibrando de alegria. Meu coração de bispo está muito feliz por acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, por acolher tantos irmãos que virão participar deste Bote Fé, um evento não apenas para a nossa Arquidiocese, mas para o nosso Regional Leste 1, para todas as Dioceses do Estado do Rio. Será um momento de louvor, oração, adoração, shows, além do momento central, a Celebração Eucarística às 17h com a chegada dos símbolos da JMJ”, declarou o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

O Bote Fé dará o pontapé inicial da passagem dos símbolos pela Diocese de Niterói. Segundo o padre Ricardo Mota, assessor de imprensa da Arquidiocese de Niterói, durante os sete dias, a Cruz e o Ícone percorrerão 14 municípios e cerca de 80 paróquias da região. “A expectativa é grande para a chegada dos símbolos. As dioceses vizinhas que já receberam, com muita animação, foram contagiando as regiões vizinhas que esperam ansiosas a peregrinação dos símbolos. Várias paróquias da nossa Diocese estão organizando atos especiais para acolher a Cruz Peregrina e o Ícone”, afirmou padre Ricardo.

Programação

O Bote Fé começa às 14h e contará com shows das bandas Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, além do cantor Tony Allysson. A condução do momento de adoração ao Santíssimo Sacramento será feita pelo padre Cláudio Lima, da Comunidade Dom de Deus. A chegada dos símbolos da JMJ está prevista para 17h, junto com o início da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Confirmaram presença na celebração oito bispos de diversas dioceses e padres da Arquidiocese de Niterói. “Será um dia muito especial para toda Arquidiocese, especialmente para a juventude. A cruz e o ícone foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II, por isso tem um grande valor para nós. O Bote Fé será uma grande preparação para a Jornada Mundial da Juventude”, disse o padre André Luís Bastos, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói.

Trânsito

Um esquema especial de trânsito foi montado por conta da passagem dos símbolos na cidade. Segundo a Prefeitura de Niterói, a Praia de Icaraí (Avenida Jornalistas Alberto Francisco Torres) será interditada ao tráfego das 14h às 22h, exceto para o os veículos de serviço e de socorro. Também estarão interditadas as ruas General Pereira da Silva, Presidente Backer, Lopes Trovão, Otávio Carneiro e Belizário Augusto, no trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Coronel Moreira César.

Após o evento na Praia de Icaraí, os símbolos da JMJ serão conduzidos para a Igreja Santuário das Almas, na Rua Álvares de Azevedo, em Icaraí. No domingo, o trânsito será parcialmente interditado na Rua Álvares de Azevedo, após a liberação do tráfego na Praia de Icaraí, para o deslocamento dos símbolos até o Santuário das Almas. Também no dia 19, o lado direito de circulação de veículos da Rua Miguel de Frias, no trecho entre a Rua Gavião Peixoto e a Praia de Icaraí, será destinado para embarque e desembarque de ônibus credenciados. Outra área de embarque e desembarque de coletivos credenciados será criada na Avenida Ary Parreiras, no lado direito de circulação de veículos, sentido Icaraí-Santa Rosa, no trecho entre a Praia de Icaraí e a Rua Jornalista Irineu Marinho.

Os veículos de passeio também não poderão estacionar em toda a extensão, junto ao canteiro central, da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, para que sejam estacionados os ônibus das caravanas religiosas, a partir das 22h do sábado (18) até as 2h da segunda-feira, dia 20.

A Prefeitura recomenda que os participantes do evento utilizem o transporte público para chegada e saída da Praia da Icaraí, e que não levem garrafas e copos de vidro para evitar acidentes.

Redes Sociais

 

Mais informações, fotos e testemunhos da passagem dos símbolos da JMJ estão disponíveis no facebook da Peregrinação dos Símbolos da Jornada pelo Estado do Rio (www.facebook.com/jmjeuvou) e nos veículos oficiais da Arquidiocese do Rio.

Da Arquidiocese do Rio de Janeiro

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais