São Fidélis (RJ) recebe símbolos da JMJ

São Fidélis (RJ) recebe símbolos da JMJ


O município de São Fidélis, da Diocese de Campos, literalmente parou, na última quinta-feira, 16, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A carreata com o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina chegou por volta das 9h da manhã e foi recepcionada por uma multidão de jovens na praça principal da cidade. Com bandeiras, faixas, cartazes, os jovens saíram em procissão pelas ruas, em direção a alguns colégios da cidade (Barão de Macaúbas, Colégio Estadual São Fidélis e Colégio Fidelense).

Após percorrer as instituições de ensino, os símbolos foram levados para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Fidélis, pertencente à Administração Apostólica São João Maria Vianney, onde foi rezado Ângelus, que foi encenado por crianças da paróquia.

Na parte da tarde, a Cruz e o Ícone foram levados para algumas instituições sociais, entre eles o Centro de Atendimento Social a Crianças e Adolescentes (CACA). Por volta das 16h, uma carreata saiu pela cidade, convidando a população para a Celebração Eucarística e para o Bote Fé. Diversas apresentações artísticas foram preparadas para acolher os símbolos na praça. À noite, foi celebrada uma missa campal, presidida pelo bispo da Administração Apostólica, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, seguido dos shows da Banda Missionário Shalom, Márcio Pacheco, Fabiano Oliveira e Leandro Silva (da Banda Frutos do Medjugorge).

“Eu já tinha participado de movimentos Bote Fé no domingo, em Campos, e na quarta-feira (dia 15), quando os símbolos estiveram na minha faculdade. Mas acolhê-los em minha cidade foi ainda mais especial. E tem sido ainda mais agora, ao ver depoimentos de jovens que nunca tiveram contato com a Igreja Católica, mas que se emocionaram ao ver os símbolos e sentiram-se tocados por eles. Não tenho nem palavras para descrever. Como disse o padre na missa, não fui eu que toquei nos símbolos, eles que tocaram em mim, em meu coração, e despertaram uma vontade enorme de ser cada dia mais ‘JEANS – Jovem Entregue ao Amor de Nosso Senhor’, declarou a universitária Regina Caeli, moradora da cidade de São Fidélis.

Após os shows, os símbolos foram levados para a Igreja de São Fidélis, onde os jovens passaram a noite em vigília. Na manhã de sexta-feira, 17, foi celebrada a missa de envio dos símbolos para a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, com a presença dos padres Alexandre e Luiz Carlos (São Fidélis, Diocese), Pe. Marco Antonio (de São Fidélis, Administração Apostólica), Pe. Davi (Bom Jesus do Itabapoana – pra onde a cruz foi depois), Pe. Claudiomar (Campos, coordenador do Setor Juventude da Administração) e Pe. Fabiano (Itaperuna, coordenador do Setor Juventude da Diocese).

Bom Jesus do Itabapoana
Nem a forte chuva que caiu na cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), na sexta-feira (17), esfriou os ânimos da multidão que aguardava ansiosa a chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Após a missa de envio, celebrada às 7h na Igreja Matriz do município de São Fidélis, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram transladados para Bom Jesus, onde foram acolhidos no Parque de Exposição Cavil.

Envolvidos por capas plásticas, os símbolos saíram em carreata pela cidade. Por onde passavam, a população saudava e se emocionava com a presença deles na região.Os símbolos percorreram diversas instituições sociais e escolas de Bom Jesus.

No sábado, às 19h, foi celebrada a Santa Missa, presidida Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Em seguida, houve show de evangelização, com a banda Adoração e Vida. Após o show, os símbolos ficaram em vigília na Igreja Matriz da cidade e, no domingo (19), seguiram para Itaperuna.

Por Rocélia Santos
Arquidiocese do Rio de Janeiro
Foto: Regina Caeli

Confira mais fotos na página da Peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas Diocese do Rio: www.facebook.com/jmjeuvou

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email