#Rota300 é oficialmente lançado em Aparecida

Publicado em 20 de abril de 2015 Por 3 Comentários
Representantes da juventude de todo Brasil com a padroeira do Brasil. Foto: Jovens Conectados.

Representantes da juventude de todo Brasil com a padroeira do Brasil. Foto: Jovens Conectados.

Uma vigília de oração e Missa de envio marcaram, neste fim de semana, o lançamento oficial do projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”, também apresentado como “#Rota300”. Desde do último sábado, 18,  cerca de mil jovens de diversas dioceses e expressões do Brasil se reuniram no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, para uma programação que contou com a oração do terço, adoração ao Santíssimo e a celebração eucarística com bispos de todo país.

Ao longo de toda madrugada, os jovens meditaram os mistérios gozosos do terço que foi intercalado pela proclamação do Evangelho, pregações de bispos, música, encenações e testemunhos de jovens de movimentos, congregações, pastorais, novas comunidades e grupos paroquiais.

VEJA+
Fotos do lançamento da #Rota300 no Flickr
Projeto Rota 300 é apresentado aos bispos do Brasil  

O jovem Thiago Abreu, do Movimento dos Focolares, no Rio de Janeiro, participou do lançamento e destacou que momentos assim de oração e partilha de experiências são essenciais para uma abertura ao Espírito Santo e caminhada de fé da juventude. “Sentir toda a unidade entre os jovens evangelizadores e os nossos queridos pastores me deixa numa alegria singular”, ressaltou ao acrescentar que a proximidade com Nossa Senhora é essencial em sua vida:

“Todo jovem deve ser igual à Maria: dizer ‘sim’, doar sua vida, sua família, tudo! Tudo é do Senhor. E ter também sempre a alegria de saber que ela olha por nós, pois quem pode amar mais um filho do que a sua mãe?”.

Momento de Adoração ao Santíssimo, no fim da vigília. Foto: Jovens Conectados.

Momento de Adoração ao Santíssimo, no fim da vigília. Foto: Jovens Conectados.

Irmã Samila da Fonseca Reis também participou da vigília e estava à frente de uma caravana de sete ônibus com jovens da Arquidiocese de São Paulo. Para ela, este foi um momento rico de encontro entre os jovens: “Quando chegamos, vimos que a alegria do jovem era encontrar outros de outras localidades do Brasil. Para mim, foi um momento muito lindo de oração, reflexão e partilha de vida”. A jovem religiosa faz parte da Congregação da Imaculada Conceição de Castres e é assessora do Setor Juventude da Região Sé.

Diversos bispos também estiveram presentes durante toda a madrugada com os jovens. O arcebispo de Maringá (PR) e referencial para Juventude do Regional Sul 2, Dom Anuar Battisti, foi um deles e destacou que quer fazer junto com a juventude esse caminho dos 300 anos.
“Como disse o Papa Francisco, na Quinta-Feira Santa, o padre deve ter o sorriso do pai e o cheiro das ovelhas. Por isso, nada melhor do que estar com os jovens. Diante dos desafios que a juventude enfrente, nós, pastores, não podemos ficar fora dessa caminhada. Mas devemos estar com vocês, dando passos firmes, juntos como irmãos e amigos comprometidos com o projeto de Nosso Senhor Jesus”, enfatizou.
Atividades do domingo

Antes da Missa de envio, bispos e jovens saíram em procissão conduzindo o andor de Nossa Senhora, do Centro de Eventos Padre Vitor de Almeida – local da Assembleia dos Bispos – até a basílica. No caminho, diversos peregrinos que passavam o dia no santuário aplaudiam e saudavam também a padroeira do Brasil.

A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, na qual outras dioceses receberam réplicas da imagem peregrina para atividades na igreja particular. Cada diocese pode solicitar, junto ao Santuário Nacional, uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para peregrinações e momentos de oração até 2017.

Pregações da vigília

Cinco bispos foram convidados a meditar com os jovens o Evangelho correspondente a cada mistério gozoso. Confira, abaixo, os principais pontos apresentados por cada um:

– Dom Leonardo Ulrich Stein, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB
1º mistério gozoso: Anunciação do anjo Gabriel a Maria

Nesse primeiro mistério, contemplamos a humanidade de Deus. Ele se fez um de nós, exceto no pecado. Como Deus é grande na pequenez humana! Como ele é extraordinário na nossa fragilidade! Somos contemporâneos de Jesus no sentido de sermos como Jesus”. E Jesus é jovem! É sonhador! É peregrino.

– Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão para Juventude da CNBB
2º mistério gozoso: Maria visita sua prima Isabel

Maria partiu apressadamente. E eu tenho essa disposição? Como está meu vigor e alegria por ser filho de Maria? Todos temos problemas, mas devemos pensar: ‘sei que sou amado, então, por isso, eu vou partir!’. Além de partir apressadamente, ela partiu pelas montanhas, como diz o evangelista. Isso quer dizer para nós que não importam os desafios quando se tem um objetivo. Maria foi ao encontro! Nos dias de hoje, mesmo com a cultura midiática, mesmo com WhatsApp, não deixamos ter necessidade do encontro.

– Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE) e membro da da Comissão para Juventude da CNBB
3º mistério gozoso: nascimento do Menino Jesus

Qual era o projeto do Menino Jesus? Sonho de paz, de fraternidade! Somos herdeiros deste sonho do Menino Jesus! Devemos levar a vida nova a todos os outros. Ele renova todos os nossos sonhos e projetos. Como o Papa Francisco disse, devemos ser “furacões da esperança”.

– Dom Vilson Basso, bispo de Caxias do Maranhão e  membro da da Comissão para Juventude da CNBB
4º mistério gozoso: apresentação do Menino Jesus no templo

A apresentação do Menino Jesus e oferecimento das pombas também nos recorda a natureza. Devemos preservá-la. Maria, ensina a juventude a viver a mística da oração e da espiritualidade. Como diria um grande teólogo: “O cristão do futuro, ou será místico ou não será cristão!”.

– Dom José Luiz Majella,  arcebispo de Pouso Alegre (MG) e bispo de referencial da juventude no Regional Centro Oeste
5º mistério gozoso:

Segundo corte do cordão umbilical em nossa vida: quando o jovem descobre seu caminho e sua missão, vocação etc. Assim foi com Jesus, na resposta que deu a seus pais: ‘preciso cuidar das coisas do meu Pai’. Maria, de repente, não entendeu isso. Só foi compreender em Pentecostes. Precisamos do Espírito Santo para compreender e entender o que Jesus nos diz! “Não tenha medo de entrar na vida adulta, jovem! Não tenha medo de cortar o cordão umbilical! Olhe para Maria e ela vai te ajudar.

Cobertura pelo Viber

A cobertura do lançamento do projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão” foi realizada de forma inédita: através do grupo aberto da plataforma Viber – primeiro grupo católico no Brasil – os Jovens Conectados mostraram, minuto a minuto, tudo o que acontecia durante a vigília e Missa de envio, inclusive bastidores.

O aplicativo Viber pode ser baixado no celular ou acessar em viber.com/jovensconectados. Acompanhe sempre os bastidores e notícias exclusivas em primeira mão.

Ouça

Por Gracielle Reis

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais