Religião e sucesso no esporte

Religião e sucesso no esporte

elano-papa

Em tempos de Jogos Olímpicos o Jovens Conectados foi atrás de quem entende de futebol. De quem tem uma carreira consagrada e dá testemunho de sua fé. Convertido há mais de cinco anos, Elano, jogador de futebol, é casado, tem duas filhas e hoje dá graças a Deus por sua profissão. Ele conta como concilia a fé e o sucesso dentro e fora dos gramados e dá um recado para os jovens: “não se deixem levar pelo mundo. Façam uma experiência com Deus e com a Igreja o quanto antes. Amigo bom é aquele que quer te levar para o céu”.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Iracemápolis, Elano Blumer, 35 anos, começou a carreira ainda adolescente no time juvenil do Guarani (SP). Foi transferido para o Santos em 2001. De lá para cá, passou pela Ucrânia, Inglaterra, Turquia, Grêmio, Flamengo, seleção brasileira e atualmente jogador do Santos. Mais da metade de sua vida foi nos campos – ao longo da carreira acumulou títulos como a Libertadores (2011) e dois brasileiros (2002 e 2004), pelo Santos, além da Copa América (2007) e Copa das Confederações (2009). Porém, o encontro com Deus, a conversão – o que ele mesmo chama de  “presente de Deus” – aconteceu apenas em 2011.

O sonho, segundo ele, não é mais o sucesso, mas sim fazer o bem para as pessoas. “A cada dia conheço mais a Igreja e a nossa doutrina. Estou apaixonado e luto para levar para a minha vida, o meu dia a dia, tudo o que tenho aprendido. Se Deus quiser me proporcionar mais sucesso, tudo bem, mas já não é a minha principal meta. A religião me ajuda a ser mais humano. Ser católico é muito lindo”, conta, emocionado.

Mais difícil que ser católico é dar testemunho de fé, ainda mais sendo famoso. Elano afirma que existem muitos atletas e artistas católicos, mas também há aqueles que ainda não conhecem a Igreja. Para ele, esse é também um desafio. “Estou tentando encorajá-los, mostrar um pouco do que vivo. Ainda assim, tenho muitos amigos, como o Thiago Martins e a Paloma Bernardes (atores), que me ajudam nessa caminhada. Eles têm famílias católicas e são pessoas maravilhosas”,  conta.

Apesar de hoje estar convicto de sua fé, ele revela que seu passado foi muito difícil. Foram mais de 10 anos em um meio que oferecia a alegria momentânea com festas, bebida e mulheres. “Muitos me julgam pelo que fiz, mas poucos têm a coragem de mudar, renunciar o mundo e buscar a paz do Senhor. Não é um caminho só de flores, até porque passei por muitos espinhos. Deus não muda a história, mas muda o final dela”, afirma.

Com uma carreira relativamente curta no futebol, Elano está certo de que não atuará por muito mais tempo. Ao mesmo tempo, revela que tem muita vontade de estar mais perto do serviço à Igreja.  “O Senhor tem colocado novos projetos em meu coração. O dom de jogar futebol foi Ele quem me proporcionou. Agora, pergunto ao Senhor se devo seguir, porque a minha vontade é muito grande de me aproximar ainda mais da Igreja e viver perto de Cristo a cada dia. Devo tudo isso à minha esposa e a alguns amigos sacerdotes e cantores católicos. Estou em oração frequentemente, mesmo na concentração e nos jogos. Rezar faz bem, e serenidade é o que mais busco para a minha vida atualmente”, revela.

 

Por Amandda Souza – da equipe Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email