Papa institui novo organismo para leigos, família e vida

Papa institui novo organismo para leigos, família e vida

Foto: Daniel Marenco / FolhaPress

Por meio do Motu Proprio Sedula Mater, publicado nesta quarta-feira (17/08), o Papa instituiu o novo organismo da Cúria Romana responsável pelos leigos, pela família e pela vida.

O departamento será a fusão dos antigos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família.
O Prefeito do novo dicastério também foi nomeado nesta quarta pelo Papa: é Dom Kevin Joseph Farrell, até então bispo de Dallas, nos EUA.

O novo organismo “será disciplinado por estatutos especiais. Competências e funções até então pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família serão transferidas a este dicastério a partir de 1º de setembro, com a definitiva cessação dos supracitados Pontifícios Conselhos”, escreve o Papa no decreto.

O estatuto do novo organismo havia sido previamente aprovado pelo Papa em junho e mantém a ligação com o Pontifício Instituto João Paulo II de Estudos sobre o Matrimônio e a família, para o qual Dom Vincenzo Paglia (atual Presidente do Pontifício Conselho para a Família) foi nomeado como novo chanceler, tendo como diretor Dom Pierangelo Sequeri.

Por Rádio Vaticano

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email