Papa aos jovens: vocês são a esperança da Igreja, participem do Sínodo #PopeASKS

Publicado em 12 de agosto de 2017 Por Seja o primeiro a comentar!

“Queridos jovens, vocês são a esperança da Igreja. Como vocês sonham o seu futuro? Participem do #Sínodo18!” – é o tuíte do Pontífice para este sábado, 12 de agosto, Dia Mundial da Juventude, promovido pela Onu, no qual o Papa Francisco exorta os jovens a participar desde já de modo real do Sínodo de 2018 a eles dedicado respondendo a um questionário ao qual se pode ter acesso através do referido endereço on-line.

A esse propósito, a Rádio Vaticano ouviu o secretário geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, que foi núncio apostólico no Brasil. Dentro deste contexto de preparação para o Sínodo que se realizará em outubro de 2018, o purpurado destaca o trabalho que o Sínodo está fazendo e convida os jovens a enviar através da rede suas iniciativas, de modo que mediante o site web youthsynod2018.va todo mundo poderá conhecer essas iniciativas. “Isso pode ajudar muito para a preparação do Sínodo sobre os jovens”, afirma o Cardeal Baldisseri.

|| Conheça o Projeto #PopeASKS

Já em entrevista concedida ao L’Osservatore Romano, o purpurado falou da fase da escuta do #Sínodo18 e comentou os dados recolhidos até agora pela Secretaria Geral com um questionário, onde os jovens demonstram preocupações principalmente com a família, a amizade, o trabalho e a vida afetiva:

“Como é sabido, a Secretaria Geral lançou um documento preparatório com a Carta de Francisco aos jovens em janeiro passado. Houve uma reação positiva imediata, justamente por parte dos próprios jovens, que responderam com interesse e entusiasmo. Estão fazendo com que sua voz seja ouvida, não somente por meio das Conferências Episcopais, algumas das quais já enviaram as respostas pedidas, mas diretamente ou por meio de instituições a que pertencem. Eles, além disso, podem ter acesso ao questionário online proposto pela Secretaria Geral e fazer chegar o seu pensamento e as suas sugestões, e assim contribuir para a preparação do Sínodo. As respostas online poderão ser enviadas até o fim de novembro deste ano e somente então, obviamente, poderão ser elaboradas. Estamos, portanto, na fase que poderíamos definir de escuta, de coleta de dados, os quais serão analisados mais adiante. Somente então se poderá dizer de maneira confiável quais são os temas que interessam às novas gerações”, disse o Cardeal.

Fonte: Radio Vaticano/L’Osservatore Romano

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais