Jovem seminarista publica livro sobre evangelização nas redes sociais

Jovem seminarista publica livro sobre evangelização nas redes sociais

conectados para o encontro

A obra pioneira orienta melhores práticas para apostolado no Facebook e no Twitter

O Clube de Autores, plataforma para publicação sob demanda de autores independentes, dispõe ao público o primeiro livro de autor brasileiro sobre evangelização católica em redes sociais. Trata-se da obra Conectados para o Encontro, primeira publicação do seminarista da Arquidiocese Militar do Brasil, Vinícius Farias, bibliotecário formado pela Universidade Federal de Brasília (UNB) e contumaz adepto das redes sociais como Facebook e Twitter.

“A obra é fruto direto do Encontro Nacional de Jovens comunicadores do qual participei, em Brasília. Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento mudou minha forma de habitar as redes sociais e decidi compartilhar essa mudança com mais pessoas”, conta Vinícius Farias a respeito da motivação para publicar um livro na área.

Com 147 páginas e formato de livro de bolso, Conectados para o Encontro tem tudo para virar um manual importante para os católicos que desejam transformar suas ações em redes como Facebook, Twitter e mesmo blogs em um verdadeiro apostolado a partir do próprio exemplo de vida de cada leitor.

Sem palavras rebuscadas e com didática para explicar termos técnicos, o livro aborda desde a etiqueta na internet até as orientações da Igreja sobre a participação dos católicos nos meios de comunicação social. “Quero contribuir com quem deseja fazer da sua presença nas redes sociais um apostolado prudente, sem proselitismo religioso, e que não se esconda atrás de um vício em internet”, explica o jovem seminarista autor.

O que faz a obra ser diferente de livros internacionais a respeito da evangelização em rede sociais é a experiência prática de seu autor. Vinícius Farias tem quase a mesma idade da internet, 25 anos, é contemporâneo dos jovens que buscam mais formação e informação sobre o Evangelho e a Igreja por meio da rede mundial de computadores. Uma demonstração de como o autor está imerso nas redes é a descoberta de sua vocação ao sacerdócio: ela se fortaleceu por meio das redes sociais onde Vinícius Farias encontrou fontes para seu discernimento vocacional.

“Foi fundamental para meu discernimento o auxílio de um promotor vocacional que usava o Facebook para tirar dúvidas de jovens como eu. Sou fruto de uma iniciativa da Igreja nas redes sociais!”, testemunha o autor, um dos muitos vocacionados atendidos pelo capelão dos bombeiros de Brasília, padre Antônio Emídio, sacerdote que a exemplo de tantos outros encontrou na internet terreno para conquistar o coração da juventude para a mensagem do Evangelho.

Conectados para o Encontro contribui para suprir a demanda de publicações em língua portuguesa sobre a nova evangelização pelas redes sociais. Para saber mais acesse a comunidade do livro:  https://www.facebook.com/conectadosparaoencontro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email