JMJ Rio2013 eleva procura por vocação sacerdotal

JMJ Rio2013 eleva procura por vocação sacerdotal

O número de jovens interessados em trilhar o caminho do sacerdócio neste ano superou as médias dos anos anteriores. O Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA) do Rio de Janeiro recebeu 60 jovens no primeiro encontro, que aconteceu no último domingo, dia 9 de março, no seminário São José. A média anual é entre 40 e 50 jovens. O próximo encontro vai ser realizado no dia 16 de abril. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) foi um dos motivos decisivos para que os jovens buscassem a vocação sacerdotal.

Os vocacionados são em sua maioria jovens que já sentiam um chamado especial de Deus. No entanto, foi a passagem da Jornada, as palavras do Papa Francisco e o momento que viveram que tornou-se decisivo para que tomassem a decisão, de acordo com o Padre Leandro Lenin, reitor do seminário propedêutico Rainha dos Apóstolos e responsável pelo grupo vocacional arquidiocesano.

“Uma característica marcante dos jovens deste ano é que a vocação brotou desde a adolescência e até na infância. Mas o mais interessante é que o momento decisivo para dar esse aceno de ir à frente aconteceu depois da Jornada Mundial da Juventude”, completou. Os jovens os vários vicariatos que sentirem o desejo de seguir a vocação sacerdotal ainda poderão participar do próximo encontro.

Para discernir a vocação ao sacerdócio, o primeiro passo é uma profunda amizade com Jesus Cristo e uma vida de oração. Depois, é preciso aproximar-se da sua paróquia e deixar crescer o “desejo de doar-se pela causa do evangelho através povo de Deus”. “Vocacionados à santidade todos somos, mas a grande pergunta é como Deus quer que eu viva essa santidade. O caminho vocacional para o sacerdócio pode ser uma resposta”, completou.

O chamado ao sacerdócio é caminho de felicidade para aqueles que são chamados a ele. “Ninguém sente medo quando o assunto se trata de felicidade porque todo mundo quer ser feliz. Responder ao chamado de Deus de perto é de algum modo dar os passos iniciais para chegar à felicidade”, ressaltou.

Encontros

O caminho vocacional conta com encontros mensais com uma programação especial, voltada ao discernimento vocacional, como palestras, partilhas, dinâmicas, convivências, celebrações, orações comunitárias, retiro espiritual e prática de atividades esportivas. “Fazemos passo a passo essa aproximação do jovem com a vida do seminário”, explicou padre Lenin.

De acordo com ele, é importante antes de começar a trilhar o caminho, ser acompanhado por algum padre e tirar suas dúvidas. “A melhor coisa é não calar as suas dúvidas. Permita-se perguntar: o que Deus quer de mim? E tome a iniciativa. Venha buscar ajuda, buscar discernir aquilo que Deus está querendo para a sua vida”, disse.

Foto: Flickr/JMJ Rio2013

 

Por: Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email