Instituto debaterá questões da juventude

Instituto debaterá questões da juventude

Com o objetivo de dar sustento e seguimento aos legados da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), será criado o Instituto para a Juventude. Para a escolha de sua identidade visual foi lançado no dia 24 de janeiro um concurso do logotipo.

A proposta do instituto ainda está em fase de finalização e será apresentada durante o evento “Doe de Coração”, que acontecerá entre 7 e 9 de março em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova. O evento também pretende arrecadar fundos para saldar os últimos investimentos da JMJ.

O instituto, presidido pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, “é um espaço para ouvir, para discutir as questões da juventude”, explicou padre Márcio Queiroz, vice-presidente da entidade. De acordo com ele, a proposta de criação do instituto surgiu ainda durante os preparativos para a JMJ Rio2013. “Porque o maior legado da JMJ foi a própria Jornada, o trabalho com a juventude”, ressaltou.

O sacerdote explicou que o instituto terá uma vida jurídica própria e manterá o mesmo CNPJ do Instituto Jornada Mundial da Juventude, órgão criado para organizar a JMJ Rio2013. Deverá trabalhar em parceria com o Setor Juventude, que congrega todas as expressões jovens dentro da Igreja no Rio de Janeiro, como pastorais, novas comunidades, renovação carismática e demais ordens religiosas.

Padre Márcio disse ainda que o instituto foi pensado de forma ampla, mas ainda não existe um organograma fechado. A estrutura vai ser desenvolvida a partir das demandas que forem surgindo e das propostas do Setor Juventude. E a primeira demanda, segundo ele, é quitar os últimos investimentos da JMJ Rio2013.

Outros legados da JMJ foram o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI), que funciona em um dos prédios do Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (HSF), na Tijuca. O espaço é voltado para o tratamento psiquiátrico, com atenção especial aos dependentes químicos, inclusive de crack. A evangelização da juventude e a sustentabilidade são outros legados.

Doe de coração

O evento “Doe de coração” foi pensado em dezembro, durante reunião que reuniu, na sede da Arquidiocese, algumas expressões católicas, como a Comunidade Canção Nova, o Instituto Santíssima Trindade e o Instituto Evangelizar, além dos veículos de comunicação da própria arquidiocese. A expectativa é de que as emissoras católicas de rádio e TV estejam juntas para a divulgação e transmissão.

A programação, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de março, contará com shows e momentos de adoração, louvor, pregações, palestras e testemunhos. Já confirmaram presença os artistas católicos: Adriana, Banda Dominus, Ítalo Villar, Vida Reluz, Diego Fernandes, Eugênio Jorge, Olívia Ferreira e padre Omar.

Durante o evento, as doações para a JMJ Rio2013 poderão ser feitas pelo site ou por um call center 24 horas.

Concurso da logo

O concurso do logotipo que irá definir a identidade visual do Instituto para a Juventude receberá inscrições até 28 de fevereiro. O edital, o formulário e o regulamento do concurso podem ser acessados na página oficial da entidade: www.ijuventude.org, ou na página do Facebook (/iJuventude). A arte escolhida será anunciada, oficialmente, durante o evento “Doe de Coração”.

Para mais informações e/ou dúvidas, envie um e-mail para concurso@ijuventude.com.


SERVIÇO

http://www.ijuventude.org/

https://www.facebook.com/iJuventude

e-mail: concurso@ijuventude.com

 

Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email