DNJ na Arquidiocese do Rio de Janeiro

Publicado em 11 de outubro de 2016 Por 1 Comentário

dnj_2016_07102016115400

A juventude carioca tem um encontro marcado na Casa de Formação São Francisco de Sales, no Riachuelo, no dia 16 de outubro. Das 9h em diante, será celebrado o Dia Nacional da Juventude.

Segundo o organizador e assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Antônio Augusto da Silva Bezerra, nesta edição a acolhida começará a ser feita já nos pontos de ônibus e na estação de trem próximos. “Desta forma, os jovens da organização poderão, além de acolher os demais na chegada, encaminhar os participantes ao local do evento de modo que eles não se percam”, afirmou.

Outro dado novo, segundo o sacerdote, é o local escolhido para esta 31ª edição do evento. Diferentemente dos locais anteriores, a Casa de Formação São Francisco de Sales conta com espaços variados, que serão aproveitados para oficinas e atividades ao longo do dia.

A pregação será feita por Francisco José dos Santos, mais conhecido como Dunga, cantor e apresentador da Comunidade Canção Nova. O tema que norteará sua pregação, além das demais atividades do dia, será “Juventude e a nossa casa comum”, que remete à Campanha da Fraternidade, como é de costume.

“Este tema foi colocado em evidência pelo Papa Francisco e, por sabermos que a juventude tem uma força transformadora da realidade à sua volta, teremos como questão fundamental em nosso encontro motivar a juventude a cuidar do nosso mundo, da nossa casa comum”, destacou padre Antônio.

Além de Dunga, o Ministério de Música da Renovação Carismática Católica (RCC) e outros grupos e pastorais – como o Setor Juventude, a Iniciação Cristã e a Pastoral da Família – estarão presentes dando o suporte necessário à Pastoral da Juventude, promotora do evento. A missa será celebrada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 16h.

Ano da Misericórdia e a família

O bispo animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que estará presente durante todo o evento, afirmou que o Ano Santo da Misericórdia, juntamente com a Jornada Mundial da Juventude, na Cracóvia – ambos celebrados neste ano de 2016 –, trouxeram para a juventude uma consciência de que, diante de Deus, todos os seres humanos são agraciados com o perdão e o acolhimento. E isso será lembrado durante o DNJ.

A preocupação do Papa Francisco com os valores da família, tema refletido no último Sínodo dos Bispos, e que resultou na Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris laetitia”, a “Alegria do Amor”, traz a necessidade de falar aos jovens sobre a família e incentivar um olhar mais voltado a ela.

“Os jovens gostam de estar com sua turma, são voltados às questões sociais e envolvidos nos grandes temas que se colocam em nosso país. Não quero que eles esqueçam que o berço da vida e da educação que lhes foi dada é a família. Portanto, minha exortação é que eles tenham um olhar mais atento e voltado à família e que não se esqueçam da beleza que tem o Sacramento do Matrimônio”, frisou o bispo.

Serviço

A hashtag do evento nas redes sociais é a #DNJRio2016. O almoço, como de costume, custará um valor simbólico e haverá barracas de lanches com preços acessíveis. A Casa de Formação São Francisco de Sales (antigo Colégio Salesiano) fica na Rua Luís Zancheta, 48, no bairro Riachuelo.

Fonte: arqrio.org

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais