5-Expressões Juvenis, Geral, Notícias da Igreja, Pastoral Juvenil Nacional

Aparecida 300 anos: Vigília dos Jovens e lançamento do hotsite #Rota300 marcam celebrações deste sábado

Publicado em 10 de outubro de 2015 Por Seja o primeiro a comentar!

Com a proximidade do 12 de outubro, milhares de pessoas começam a chegar e a tomar conta das cidades da região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Todas elas têm um objetivo em comum: querem agradecer as graças alcançadas e participar dos festejos de Nossa Senhora Aparecida. E para celebrar essa data tão especial, o Setor Juventude da Arquidiocese de Aparecida convida os jovens para uma vigília na capela do Santuário Nacional, na virada deste sábado, 10, para o domingo, 11, a partir das 23h, num profundo momento de louvor à Mãe Maria. Na ocasião, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB também realiza o lançamento oficial do hotsite “#Rota300”.

O projeto “#Rota300” é inspirado pelo dinamismo da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em preparação para a JMJ Rio2013, e se desenvolverá a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017, quando a Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Maria nas águas do Rio Paraíba. Através da página www.jovensconectados.org.br/rota300, os internautas terão acesso a programação oficial do evento, além de acompanhar as notícias da peregrinação pelo país e enviar informações, fotos e comentários das atividades celebrativas em cada diocese. O canal disponibiliza ainda uma explicação dos três eixos pastorais que envolvem o projeto, articulados entre Missão, Assessoria e Estrutura.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos Prado (padre Toninho), SDB, explica que a celebração dos 300 anos de Aparecida é uma iniciativa da coordenação do Santuário Nacional, bem como do Conselho Pastoral da CNBB (Consep), e que a ideia de uma programação que contemple o jovem surgiu de uma reunião da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN). “Observou-se ali a necessidade de se dar continuidade ao projeto de revitalização e fomentar o espírito de missão, assim como aconteceu no Bote Fé, que antecedeu a JMJ do Rio. Esperamos dar continuidade ao projeto de revitalização e chegar em 2017 mais fortalecidos na evangelização da juventude”, destaca.

Para 2016, padre Toninho adianta a articulação de uma romaria nacional dos jovens ao Vale do Paraíba. “A ideia é que o Santuário de Aparecida seja um lugar de encontro da juventude e que esse momento aconteça em comunhão com os nossos pastores, portanto, durante a realização da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em abril do próximo ano”, revela. Em breve você confere mais informações sobre este evento aqui, no site dos Jovens Conectados.

vigilia (2)

Vigília da Juventude

A Vigília da Juventude será realizada na Capela do Santíssimo no Santuário Nacional de Aparecida. O evento tem início às 23h, após o show do padre Reginaldo Manzotti. Do Pátio das Palmeiras, sairá uma procissão levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Capela do Santíssimo, dando início à vigília.

O momento terá como tema “Jovens missionários: Coração Livre para Amar e Servir” e faz parte da programação das celebrações de festa da padroeira. A ideia central é reunir toda a juventude do país e, a partir da diversidade de expressões juvenis, levar os jovens a vivenciarem momentos de unidade e do sentido de ser missionário.

O encontro contará com encenações, música, terço, reflexões, adoração ao Santíssimo e, ao final, Missa de envio para a juventude. O evento é organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Aparecida e missionários redentoristas. Outro momento jovem da Festa da Padroeira foi a Novena da Juventude que será realizada no dia 8 de outubro, às 15h, no Santuário Nacional, com a Santa Missa.

 Confira a programação completa da Vigília da Juventude em Aparecida

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais