‘YOUCAT Bíblia’, a Bíblia jovem da Igreja Católica.

‘YOUCAT Bíblia’, a Bíblia jovem da Igreja Católica.

Com a intenção de aproximar os jovens da Bíblia, foi apresentado recentemente uma nova edição do “Youcat” dedicado às Sagradas Escrituras.

Idealizada pela Fundação YOUCAT, a “BÍBLIA JOVEM“ é uma coletânea dos trechos significativos que ajudam o jovem a se inspirar na Palavra de Deus. Cada livro bíblico é precedido por uma breve introdução contextualizando o texto. Nas margens das páginas, o leitor poderá se encantar com frases da mais pura sabedoria de grandes santos e pensadores da humanidade, que atuam como chaves de leitura do capítulo bíblico correspondente.

Este novo livro da Coleção YOUCAT foi preparado durante 3 anos, por uma Equipe de Biblistas, Doutores em Sagradas Escrituras, membros da Comissão Teológica Internacional da Santa Sé e professores do Pontifício Instituto Bíblico de Roma. A BÍBLIA JOVEM é uma coletânea dos trechos significativos que ajudam os jovem a se inspirar na Palavra de Deus. Oferece uma exegese e comentários de alguns dos textos da Bíblia, numa linguagem próxima aos jovens, segue a mesma linha do YOUCAT: imagens da Terra Santa, fotos de algumas das paisagens bíblicas, indicações para o CIC e YOUCAT, frases de Santos e grandes pensadores, as e perguntas dos jovens – e, claro os famosos stickman!

No prefácio, o Papa Francisco convida todos os jovens a perseverarem na leitura diária da Sagrada Escritura, para que ela não permaneça relegada a mero enfeite numa estante, dá várias sugestões aos jovens em como usá-la e ao mesmo tempo nos confidencia como lê a sua “velha Bíblia” :

Como já é característico das coleções do “Youcat”, a da Bíblia apresenta um design inovador, e inclui dentro de suas páginas um conteúdo completo com introduções a cada um dos livros que compõem a Bíblia, notas explicativas, notas dos Santos e dos Pontífices, além de referências ao catecismo dos jovens “Youcat”, e ilustrações com fotografias, que aproximam os textos dos jovens.

O “Youcat Bíblia” foi publicado em 2015 em alemão, e neste ano de 2017 se apresentarão versões em diversos idiomas, incluída a edição em português.

Esta nova edição vem complementar o próprio Catecismo para os jovens “Youcat”, que foi presente do Papa Bento XVI para os jovens do mundo durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri, celebrada em 2011, e entregue também durante as seguintes JMJ, a do Rio de Janeiro 2013 e de Cracóvia 2016.

Desta coleção, também faz parte o “DOCAT“, compêndio da Doutrina Social da Igreja para os jovens que foi apresentado em julho de 2016, e no qual o Papa chama a não ser indiferentes diante dos pobres: “O cristão que nestes momentos deixar de olhar aos mais pobres dos pobres, não é na realidade cristão!”.

da redação com informações da Fundação YOUCAT.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email