Você já assinou a Petição Católica pelo Clima?

Você já assinou a Petição Católica pelo Clima?

1

Presidente da Comissão para a Juventude, da CNBB, Dom Vilsom Basso, pede apoio para a petição online do Movimento Católico Global pelo Clima.

O Movimento Católico Global pelo Clima está promovendo a Petição Católica pelo Clima​, para incentivar líderes políticos, empresariais e sociais a assumir compromissos ambiciosos para solucionar a crise climática. A petição já tem o apoio de mais de cem instituições católicas internacionais e pode ser assinada online (veja abaixo).

De forma prática, o movimento deseja influenciar a tomada de decisões na conferência do clima COP21, que será realizada em Paris no próximo mês de dezembro. As assinaturas serão entregues aos líderes mundiais em um evento na Conferência do Clima da ONU, em conjunto com as petições de outras organizações inter-religiosas e seculares.

“Convidamos os católicos a trabalhar pela renovação de nossa relação com a criação e com nossos irmãos e irmãs na pobreza, e instamos nossos líderes políticos a assumirem compromissos ambiciosos para resolver esta urgente crise climática e manter o aumento da temperatura global abaixo de 1.5°C (em relação a níveis pré-industriais)”, diz o site do movimento.

 

Providências urgentes

Ainda de acordo com a página eletrônica do movimento, “há um forte consenso científico de que a mudança climática é causada pela ação humana e que terá muitas conseqüências catastróficas se não combatidas urgentemente. As últimas descobertas científicas estão resumidas no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), apoiado por vários levantamentos do Vaticano”.

 

O pedido do papa

Na encíclica Laudato Sí, publicada pelo papa Francisco, há um apelo para que os cristãos compreendam “que a sua responsabilidade com a criação, e seu dever para com a natureza e o Criador, são uma parte essencial de sua fé”. A petição é uma das ações para sensibilizar autoridades e cidadãos em todo o mundo. Ainda estão previstas a celebração do Tempo da Criação, no dia de S. Francisco de Assis, e uma marcha popular pelo clima. O objetivo das propostas é “levantar uma voz católica em apoio as palavras do Papa Francisco: ‘Quanto às mudanças climáticas, há um claro, definitivo e inelutável imperativo ético de agir'”, informa Igor Bastos, coordenador da campanha no Brasil.

Assine abaixo a petição:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email