Vida religiosa: um presente de amor de Deus!

Vida religiosa: um presente de amor de Deus!

“O que Deus tem pra mim” traz hoje o belíssimo testemunho vocacional da Ir. Valéria Andrade, das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que abraçou a vida Religiosa em resposta ao chamado de Deus!  Ir. Valéria, que atua no trabalho com a juventude, diz que gosta de testemunhar para os jovens que vale a pena responder a Deus como forma de projeto pessoal de vida. 

Uma dica importante: Faça esta leitura ouvindo a nossa playlist vocacional!

Minha caminhada vocacional começou quando ainda era adolescente. Conheci as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus em uma confraternização em minha paróquia, em Maringá, PR. Embora fosse bastante envolvida na comunidade, não conhecia a vida religiosa. Não havia religiosas em meu bairro. Foi surpreendente ouvir um convite para conhecer melhor as irmãs já no primeiro encontro.

Após um encontro vocacional em uma das obras das Apóstolas, fiquei encantada com a possibilidade de dedicar-me inteiramente à Igreja. Em nossa paróquia, havia muitos cursos de formação bíblica e eu era apaixonada pela garra e coragem de São Paulo. Era inspirador. Quando conheci a vida religiosa, pensei que era uma possibilidade de dedicar-me exclusivamente à pregação do Evangelho como Paulo. Continuo encantada por este projeto.

Ao longo do caminho, tive que renunciar algumas coisas para abraçar outras, passar pelo processo formativo; fiz experiências de missão em diferentes lugares, conheci pessoas para quem minha consagração era sinal do amor de Deus, enfim, experiências marcantes que me ajudaram na conversão e na adesão ao Projeto de Vida pensado por mim por Deus, mas não imposto, antes, construído e discernido em cada momento de minha vida, na oração, na leitura da Palavra de Deus e da vida.

A Vida Religiosa é um presente do amor de Deus que nos convida à “saída missionária” de si mesmo em direção ao outro, ao serviço, à doação total da vida e a uma caminhada de maior intimidade com Deus na oração. Nossa Congregação, como muitas outras, realiza sua missão em várias frentes de trabalho: educação, saúde, assistência social, pastorais diversas com idosos, jovens, crianças… Mas o que marca o nosso trabalho é a espiritualidade própria de nosso Instituto: Somos do Coração de Jesus! Outras Congregações têm diferentes espiritualidades, mas todos voltam-se para o mesmo centro que é amor infinito de Deus por cada pessoa. Amor que se doa se colocando a serviço.

Na minha experiência de Carisma, o Coração de Jesus é a fonte de onde jorra a misericórdia, o amor, onde sacio minha sede de felicidade e encontro razões para continuar a trabalhar pelo Reino.

Dia a dia experimento que o SIM à vocação não é dado em um momento apenas, mas em cada dia, a cada ação, nas dificuldades e nas alegrias. Aprendo, pouco a pouco, a responder a Deus de forma nova, em cada nova situação e missão, diante de cada pessoa que o Senhor coloca em meu caminho. Assim, cresço na experiência do Seu amor que frutifica em gestos concretos de missão na Igreja.

Atualmente atuo com a juventude na pastoral juvenil, com estudantes e educadores nos colégios de nossa Congregação. Com todos, gosto de partilhar a experiência de, à luz da Palavra de Deus, responder a Deus com um projeto pessoal de vida construído em uma ótima parceria: eu e Deus!

Ir. Valéria Andrade Leal, ASCJ.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email