Vicariato Alcântara (RJ) recebe visita dos símbolos da JMJ

Vicariato Alcântara (RJ) recebe visita dos símbolos da JMJ


Comunhão e reavivar da fé. Por onde os símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam, estes são os grandes frutos percebidos nas comunidades que os acolhem. Na Arquidiocese de Niterói não tem sido diferente. Desde que chegaram à região, no dia 19 de maio, os símbolos têm conseguido congregar e motivar os jovens em torno da Cruz e do ícone de Nossa Senhora.

Nesta primeira semana de peregrinação pela Arquidiocese de Niterói, após percorrer o Vicariato Niterói, o Vicariato Alcântara recebeu os símbolos. Na terça-feira, 21 de maio, eles foram conduzidos ao município de São Gonçalo. A primeira parada foi na paróquia de São José Operário, no Jardim Catarina. Em seguida, a cruz e o ícone foram levados para o asilo no bairro.

“Foi um momento muito emocionante, onde os idosos puderam tocar na cruz, fizeram orações. Foi muito bonito”, disse o jovem Kleber Elias, 17. Em seguida, os símbolos foram deslocados para a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, sede do Vicariato, no bairro Laranjal, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Francisco.

Na quarta-feira, 22 de maio, pela manhã, os símbolos seguiram para a Paróquia de São Francisco de Assis, em Apolo III, aonde visitaram o Albergue da Misericórdia, uma casa de acolhimento que atende moradores em situação de rua. Depois, os símbolos seguiram para a paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santa Isabel, no bairro de Santa Isabel, onde os moradores prepararam uma grande festa de recepção. Cerca de 600 jovens aguardavam a chegada dos símbolos na praça principal. As ruas do bairro foram decoradas com bandeiras, faixas, altares montados na frente das casas.

À tarde, a cruz foi levada para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pacheco, e, em seguida, seguiu para a Capela de Santa Rita de Cássia, no bairro Nova Cidade, onde acontecia o encerramento dos festejos da padroeira. Mais de duas mil pessoas participaram da festa. A visita pelo Vicariato foi encerrada na Igreja Matriz de Santíssima Trindade, com show de bandas católicas, seguida de vigília.

“Foram dois dias de grande emoção, de experiência com Deus. A cada etapa, a cada momento, as pessoas puderam fazer este encontro pessoal com Deus. Sentimos a presença de um Deus vivo e ressuscitado no meio de nós através deste grande presente dado pelo Beato João Paulo II”, disse padre Carlos Eduardo, do Vicariato Alcântara.

Confira o vídeo com o padre Carlos Eduardo (Cadu) sobre a visita dos símbolos ao Vicariato Alcântara:

Foto: Arquidiocese de Niterói – Setor Juventude
Por Rocélia Santos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email