Jovens de Varsóvia contam como estão os preparativos para os Dias nas Dioceses

Jovens de Varsóvia contam como estão os preparativos para os Dias nas Dioceses

diasasdioceses-varsovia

 

 

A poucos dias da próxima edição do maior evento católico do mundo, a JMJ, o comitê organizador dos Dias nas Dioceses em Varsóvia abriu as portas para nos contarem como estão os preparativos.

Os trabalhos de preparação para receberem peregrinos internacionais começaram ainda em 2013, com divulgação nas missas e anúncios de que precisariam do apoio da comunidade, para abrirem suas casas para os peregrinos. A propaganda era convincente: a cidade de Varsóvia é uma grande cidade com aproximadamente dois milhões de pessoas e repleta de fatos históricos – por isso, seria um grande ponto de acolhida de peregrinos para a semana que antecede a JMJ, em Cracóvia.

Um dos responsáveis pela comunicação do evento, Łukasz Sawicki, esteve presente na ultima Jornada Mundial da Juventude e, para ele, o desejo de ser voluntário começou quando o papa Francisco anunciou que a próxima jornada seria em seu país. Naquele momento, Łukasz conta que desejou receber peregrinos em sua cidade com o mesmo acolhimento que ele recebeu em Curitiba e no Rio de Janeiro.

Segundo ele, que nos recebeu com disposição, sorvete e até chimarrão (trazido pelo grupo de Curitiba), Łukasz diz que muitos jovens voltaram a frequentar a igreja e agora estão engajados participando de reuniões e encontros semanais de oração pela JMJ. “Os jovens estão felizes porque encontram novamente um espaço para eles na Igreja”, ressalta.

Trabalho conjunto

Os voluntários são divididos em equipes como comunicação, mídia online, logística, finanças e um grupo especial para tradução de subsídios para oito línguas diferentes, totalizando cerca de 70 voluntários. Ainda há os que trabalham em suas paróquias arrecadando dinheiro por meio de ações como venda de bolos após as missas, feiras de artesanato, workshops e outros eventos. O dinheiro arrecadado é para oferecer melhor condições para os peregrinos. São esperados até 11 mil peregrinos, vindos de 68 países diferentes que terão uma semana com uma extensa programação com oração, cultura, história de santos Poloneses e shows espalhados pela cidade.

Um fato curioso é que grande parte dos voluntários em Varsóvia tem mais de 70 anos de idade. O responsável pela logística do evento, Łukasz Luśnia, diz que, em sua paróquia, os idosos estão bastante empolgados e engajados no trabalho com os jovens. Quando perguntado sobre como era o trabalho conjunto entre as duas gerações, ele responde com alegria: “não tem barreiras. Todos estão dispostos a servir; elas (as senhoras idosas) me chamam até de filho quando eu estou lá, e isso é obra do Espírito Santo”.

Desafio

Um dos pontos mais desafiadores para as paróquias após a JMJ é manter os jovens engajados. O padre e coordenador do evento na capital polonesa quer continuar com os encontros semanais para que estes e outros jovens continuem utilizando o espaço que eles conquistaram nas comunidades, com a oportunidade de prepará-los para a próxima jornada – que ele sutilmente deixou escapar: possivelmente, na Ásia ou América do Norte.

Os peregrinos, e agora voluntários da JMJ 2016, fizeram questão de reforçar que a principal inspiração para eles foi o acolhimento que eles receberam no Brasil e que a Semana Missionária, em especial mudou a vida dos quatro organizadores e de muitos outros amigos que estavam juntos naquela ocasião. Agora, eles têm a oportunidade de continuar o trabalho missionário a que Francisco chamou: ide e fazei discípulos entre todas as nações.

 

Por: Sandro Mysczak – jovem, educador e apaixonado pela juventude. Brasileiro morando em Varsóvia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email