Um ano depois, jovens recordam peregrinação dos símbolos da JMJ na Diocese de Picos

Um ano depois, jovens recordam peregrinação dos símbolos da JMJ na Diocese de Picos

Há um ano, a Diocese de Picos (PI) vivenciou dias inesquecíveis com a peregrinação da Cruz e Ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude que já percorreram inúmeros países e estão concluindo a peregrinação pelas dioceses do Brasil.

Mais do que uma Cruz e um Ícone, os símbolos da JMJ mostraram para sociedade o rosto jovem de Jesus a partir do testemunho dos milhares de jovens que puderam ver e tocar estes dois símbolos: jovens que seguem o caminho de Cristo, que evangelizam, que acreditam no poder da transformação social e almejam a civilização do amor, longe da violência, das drogas, prostituição e da falta de esperança no amanhã.

Os símbolos da JMJ entraram na Diocese de Picos pela cidade de Ipiranga, no dia 19 de março de 2012. Ao todo, foram 600 km percorridos em três dias, 15 municípios visitados entre os 42 que formam a Diocese.

A peregrinação na Diocese de Picos mobilizou mais de 20 mil pessoas e só na cidade de Picos cerca de 10 mil fiéis participaram da Missa de Abertura da peregrinação dos Símbolos da JMJ.

O encerramento, no dia 21 de março, também oportunidade para lançar a 3ª Missão Jovem da Diocese de Picos, que está em plena realização, e será concluída no dia 20 de outubro de 2013 com a Romaria Regional da Juventude na cidade de Picos, evento que deve reunir jovens de todo Piauí.

Um ano depois, os jovens se manifestam através das redes sociais recordando a peregrinação com os símbolos da JMJ e falam sobre o sentimento de vivenciar esta experiência, bem como os frutos gerados dentro dos grupos de jovens e nas paróquias.

Letícia Gonçalves, estudante de enfermagem de Picos, recorda a alegria no rosto das pessoas que aguardavam para acolher a Cruz e o Ícone de Nossa Senhor: “Cruz tão simples, mas que atraiu tantos jovens, tantas realidades, tantos sonhos. Foi lindo ver o encontro de nossos jovens de tão diferentes realidades, aos pés do madeiro; saber que a cruz, sinal de morte para tantos, para nós é sinal de começo, de salvação”.

Já o estudante no município de São Julião, Daniel Silva, ressaltou a emoção em tocar os símbolos que anteriormente foram levados por inúmeros jovens do mundo inteiro. “Foi uma experiência maravilhosa poder tocar a Cruz e no Ícone, foi um momento de muita emoção poder sentir a presença de Deus mais forte e minha vida, pois tantos jovens e tantas pessoas já tinham tocando neles antes. Hoje, acompanho por onde eles passam e me revigoro lembrando daquele momento lindo na minha vida e de toda juventude de nossa Diocese”, afirma.

Por fim, Robério Portella, coordenador regional da Pastoral da Juventude e, na época, coordenador diocesano da PJ, afirma que receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Diocese de Picos foi uma experiência transformadora da realidade juvenil, na vida e na fé de muitos jovens, e relata os frutos que estão sendo colhidos.

“Desde a acolhida na cidade de Inhuma (Arquidiocese de Teresina), até a entrega destes para a Diocese de Oeiras foram tantas mãos e ombros jovens que os carregaram, tantos rostos encantados ao presenciar este momento marcante, tantos momentos onde a juventude cantou, pulou, sorriu, enfim mostrou que a Igreja Diocesana de Picos é juvenil e engajada”, enfatizou ao recordar os impactos que a Cruz e o Ícone fizeram aos jovens e adultos como, por exemplo, na Penitenciária e no Hospital Regional.

Atualmente, a juventude da Diocese de Picos se prepara para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Ao todo, serão 75 participantes, sendo alguns enviados pelas paróquias e outros que irão por conta própria.

Fonte: Pascom Diocese de Picos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email