Três meses para a JMJ: em Lisboa, seguem os preparativos para o evento

Três meses para a JMJ: em Lisboa, seguem os preparativos para o evento

Relembre o que já foi feito desde o anúncio da JMJ Lisboa 2023 até o momento

Nesta segunda-feira, 1º, marcam-se três meses para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em Lisboa. Jovens do mundo inteiro têm trilhado um caminho extenso para colocar em prática uma experiência profunda com a Igreja ao lado do Papa Francisco.

De 1º a 6 de agosto, a juventude católica se juntará na capital lusitana para viver momentos de formação e profunda oração. A preparação para a JMJ já passou por diversas etapas. Já são mais de 10 mil voluntários que ajudarão em sua organização. Relembre um pouco do que foi feito desde seu anúncio até hoje:

O logotipo

Após anunciar Lisboa como a cidade que receberá toda esta geração de jovens católicos, a JMJ divulgou seu logotipo oficial.

O lançamento se deu no dia em que se celebra a eleição papal de São João Paulo II — que é fundador e patrono deste encontro entre jovens. “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) foi o tema escolhido para esta edição. Os traços que definiram o logo foram baseados no tema escolhido pelo Santo Padre.

“Há pressa no ar”

Em janeiro de 2021, a organização do evento revelou o hino da JMJ. “Há pressa no ar” foi inspirada no “sim” de Maria e de sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como os relatos bíblicos contam. A canção foi escolhida em um concurso em Portugal.

A canção teve sua letra composta por João Paulo Vaz. A música foi assinada por Pedro Ferreira, professor e músico. Ambos integram a diocese de Coimbra.

O hino ganhou uma versão em chinês, feita pela Comunidade Católica Chinesa em Portugal juntamente com a Diocese de Xi’an. Esta versão incluiu o trabalho de 20 jovens chineses — alguns, inclusive, estavam na China quando ajudaram nesta nova versão.

Santos e beatos patronos

O Comitê Organizador da JMJ escolheu 13 patronos. Foram mulheres, homens e jovens que demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude. Em um texto assinado por Dom Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, foram indicadas as principais referências históricas destes santos e beatos.

Por excelência, a padroeira da JMJ é a Virgem Maria. São João Paulo II é o patrono, responsável pela iniciativa da JMJ. Confira os demais patronos:

– São João Bosco;
– São Vicente;
– Santo Antônio de Lisboa;
– São Bartolomeu dos Mártires;
– São João de Brito;
– Beata Joana de Portugal;
– Beato João Fernandes;
– Beata Maria Clara do Menino Jesus;
– Beato Pier Giorgio Frassati;
– Beato Marcel Callo;
– Beata Chiara Badano;
– Beato Carlo Acutis.

A preparação

Próximo à marca de 200 dias de sua realização, uma delegação do Comitê Organizador Local (COL) se reuniu com o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, e com a Secretaria de Estado da Santa Sé para discutir detalhes da JMJ.

À época, o embaixador de Portugal junto à Santa Sé, Domingos Fezas Vital, também se apresentou para auxiliar no debate sobre o que será feito em agosto próximo. O secretário executivo da JMJ, Dom Américo Aguiar, chegou a se reunir com o Papa Francisco, em uma audiência privada, e forneceu detalhes do que estava sendo preparado até então.

“Têm sede de horizonte”

Em 20 de janeiro, animado com a marca de 400 mil inscritos, o Santo Padre divulgou um vídeo de agradecimento aos jovens que decidiram participar da JMJ em Lisboa. “Vocês, jovens, que são 400 mil, têm sede de horizonte. Que, nesta Jornada, aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além. Não levantem uma parede diante da vida. As paredes fecham, o horizonte faz crescer”, disse o Sucessor de Pedro.

 

 

 

Lisboa, capital lusitana, será a sede desta edição da JMJ. A fim de celebrar esses 100 dias de sua realização, o Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também recordou o evento e acolheu diversos jovens no início deste mês para uma série de atividades voltadas à JMJ.

Desafio Criativo

O Concurso “Desafio Criatividade com o Hino JMJ Lisboa 2023” foi uma iniciativa do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 – COL JMJ Lisboa 2023 com o Brasil, aberta à participação gratuita de qualquer pessoa interessada. E teve como objetivo estimular, reconhecer e divulgar a JMJ Lisboa 2023 entre os brasileiros.

Centenas de jovens participaram do desafio e foram eleitos 10 (dez) vencedores, sendo que a cada vencedor será entregue um kit Oficial JMJ. Segue os perfil’s no Instagram:

  1. @sementesdoverbo
  2. @malu.itosan
  3. @evaolis
  4. @acaminhodajmj
  5. @mateusbarb0za
  6. @cckadosh
  7. @debbysoficial
  8. @jeffusedons
  9. @mma.colodemaria
  10. @radioetvcarmo

Parabéns #teamBrasil o Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 – COL JMJ entrará em contato com os selecionados via e-mail: aline.boas@lisboa2023.org

 

por Mauriceia Silva, com colaboração de Thiago Coutinho (CN Notícias) e Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email