“Somos chamados à alegria, à alegria da verdade”, diz Dom Vilar para Jovens.

“Somos chamados à alegria, à alegria da verdade”, diz Dom Vilar para Jovens.

Para Dom Vilar, não há Santidade sem alegria! (Foto: Jovens Conectados).

Os jovens de língua portuguesa que participaram das catequeses na Igreja de “Jesus Hijo del Hombre” durante a Jornada no Panamá, receberam pela primeira vez um Bispo brasileiro para este momento de ensino, proposto pela JMJ: Dom Antônio Vilar, Bispo diocesano de São João da Boa Vista (SP) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

“Somos chamados à alegria, à alegria da verdade”, disse Dom Vilar para os jovens, refletindo sobre a felicidade maior que Deus chama cada Cristão a viver. “A tristeza vem do pecado! Santidade é alegria e alegria vem da amizade com Deus”, concluiu.

Chamados à alegria da Verdade! (Foto Jovens Conectados).

Falando aos peregrinos sobre as dificuldades e crises que vivem as juventudes, Dom Vilar afirmou que estas auxiliam no processo de crescimento de cada pessoa. “A crise é crescimento, é adaptação. Não tenham medo das decisões, das mudanças. Quando me decido por Deus, eu já não tenho que escolher nada, Deus já me escolheu! ”, afirmou Dom Vilar.

Chamados a gerar Cristo para o mundo

Os jovens ouviram de Dom Vilar, uma razão para entusiasmar-se: ver tantas pessoas doando suas vidas! E esta doação, segundo o Bispo, é capaz de gerar Cristo para o mundo! “”Quando a virgem maria respondeu, ela percebeu isso. Deus nos capacita, nos dando o espírito, para gerarmos Cristo para o mundo”, disse.

Dom Vilar concluiu sua catequese dizendo que, muitas das dificuldades da caminhada cristã, são frutos do desejo de responder aos desafios com afirmações prontas. “Para seguir Jesus, o caminho é diferente. O que faz com que as vezes esta estrada seja complicada são as ideologias, que nos faz querer dar respostas prontas. Nós somos sinais de contradição, somos contra a corrente. Quando Paulo entendeu isso, virou um apaixonado por Jesus” concluiu.

Por Maurício Lucena, do Jovens Conectados. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email