Sínodo da Juventude e Christus Vivit 

Sínodo da Juventude e Christus Vivit 

Banner Destaque > PAGE EAD

Sínodo da Juventude e Christus Vivit: os jovens, a fé e o discernimento vocacional

O Curso sobre o Sínodo da Juventude é uma proposta formativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, realizada pela plataforma de Ensino a Distância (EAD) dos Jovens Conectados.
Seu objetivo é ajudar jovens e adultos a aprofundarem o Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, bem como a Exortação Apostólica Christus Vivit, do Papa Francisco.

Mais do que um estudo de textos, este curso é um caminho espiritual e pastoral, conduzido por Bispos Sinodais, que partilham não apenas os conteúdos do Sínodo, mas também pistas concretas para renovar a ação pastoral com as juventudes em todo o Brasil.

Missão do Curso

Contribuir para o aprofundamento teológico-pastoral das lideranças e agentes de pastoral juvenil, oferecendo uma leitura inspiradora dos documentos do Sínodo da Juventude e da Christus Vivit, para fortalecer uma Igreja jovem, missionária e em saída.

Objetivos

Objetivo geral:
Aprofundar a compreensão teológica e pastoral dos documentos conclusivos do Sínodo e da Exortação Apostólica Christus Vivit, motivando a aplicação concreta de suas orientações na pastoral juvenil.

Objetivos específicos:

  • Fortalecer a intimidade com Cristo e o seguimento como discípulo missionário;
  • Ampliar o olhar vocacional, redescobrindo a própria vocação à luz de Cristo;
  • Fortalecer a vocação missionária dos jovens e das comunidades;
  • Ser expressão de uma Igreja jovem em saída, fiel à proposta do Papa Francisco;
  • Estimular a reflexão pastoral e comunitária, gerando planos e ações concretas em cada realidade.

Metodologia

O curso é totalmente EAD (Ensino a Distância), com aulas ministradas por Bispos Sinodais que participaram do processo do Sínodo da Juventude.
Cada módulo é acompanhado por vídeos, textos formativos e propostas de partilha comunitária, incentivando os alunos a realizar rodas de conversa e momentos de reflexão em suas comunidades, multiplicando o aprendizado.

Ementa do Curso

O curso é composto por cinco módulos temáticos, inspirados nos principais movimentos do Documento Final do Sínodo e na Exortação Christus Vivit:

  1. “Pôs-se a caminhar com eles”Dom Gilson Andrade da Silva
    Síntese da primeira parte do Documento Final (n. 5–57), com enfoque no caminho de escuta, encontro e acompanhamento dos jovens.
  2. “Os olhos deles se abriram”Dom Jaime Spengler
    Aborda a dimensão vocacional do discipulado missionário e o reencontro com Cristo que renova o projeto de vida.
  3. “Naquela mesma hora, voltaram”Dom Eduardo Pinheiro da Silva
    Enfatiza o envio missionário e a necessidade de uma Igreja viva, próxima e testemunhal, como pediram os jovens sinodais.
  4. “Um olhar pastoral”Dom Vilsom Basso
    Apresenta um olhar pastoral sobre a Exortação Christus Vivit, destacando o compromisso da Igreja com os jovens e a conversão pastoral necessária.
  5. “Christus Vivit”
    Leitura aprofundada da Exortação Apostólica do Papa Francisco, destacando seus principais eixos: amor de Cristo, vocação, discernimento e Igreja em saída.

Para quem é indicado

O curso é destinado a jovens, assessores, religiosos, religiosas, leigos e agentes de pastoral que desejam compreender mais profundamente o Sínodo da Juventude e aplicar suas inspirações na caminhada da Igreja.
É especialmente recomendado para líderes de grupos, coordenadores diocesanos e formadores da Pastoral Juvenil.

Resultados Esperados

Ao final do curso, o participante será capaz de:

  • Compreender o sentido e a estrutura do Documento Final do Sínodo e da Christus Vivit;
  • Aplicar suas orientações na realidade pastoral de sua comunidade;
  • Animar processos de formação, missão e escuta nas juventudes;
  • Contribuir para uma Igreja jovem, sinodal e comprometida com o discernimento vocacional.

Uma Igreja que caminha com os jovens

O Curso sobre o Sínodo da Juventude e a Exortação Christus Vivit é um convite a redescobrir a beleza da fé, o valor da vocação e a alegria de ser Igreja com rosto jovem e coração missionário.
“Cristo vive! Ele é a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo.” (Christus Vivit, 1)

Matriculas em Breve (botão formulário)

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email