Símbolos da JMJ em Niterói se despedem do Vicariato Lagos e seguem para São Gonçalo

Símbolos da JMJ em Niterói se despedem do Vicariato Lagos e seguem para São Gonçalo

Nesta terça-feira, 28, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude se despediram do Vicariato Lagos, da Arquidiocese de Niterói. Após dois dias de peregrinação pelas principais cidades da região e pontos turísticos conhecidos no mundo inteiro, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora foram levados para o próximo destino: Vicariato São Gonçalo, onde foram recepcionados na colônia de pescadores da Praia das Pedrinhas, município de São Gonçalo. No local, foi realizado um momento de louvor e oração do terço mariano, além de uma benção especial dada aos pescadores do local.

Já na parte da tarde, os símbolos foram levados para o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), instituto que abriga adolescentes que cometeram atos infracionais. A expectativa dos jovens era grande para ver de perto e tocar na Cruz peregrina.

“O beato João Paulo II pediu que estes símbolos fossem levados aos lugares onde as pessoas não têm prazer em visitar, como hospitais, abrigos, asilos, presídios, locais de muito sofrimento, para levar um pouco da alegria de Cristo. Estamos aqui em reposta ao apelo de João Paulo II, ao encontro destes jovens que sofrem, mas nós que estamos recebendo esta resposta, a partir do olhar de cada jovem, da receptividade deles. Esta é a importância da passagem desses símbolos: ser presença como igreja, ser outro Cristo na vida desses jovens”, declarou padre Vidal da Cunha Silva, um dos responsáveis pela peregrinação dos símbolos no Vicariato São Gonçalo.

Na noite de terça, a Cruz e o ícone foram conduzidos à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Galo Branco, onde haverá a celebração da Santa Missa, seguida de apresentações artísticas, palestras, momentos de louvor e oração. Os sinais ainda percorrerão as paróquias da cidade e, à noite, serão levados para a Igreja Matriz da Paróquia de São Gonçalo, onde haverá momentos de louvor e oração na praça Zé Garoto. A programação da quarta termina com a ida dos símbolos para a Prefeitura, onde os jovens estarão confeccionando os tradicionais tapetes de Corpus Christi.

Os símbolos da JMJ permanecerão no Vicariato São Gonçalo até a próxima quinta-feira, dia 30 de maio. Após a Missa Solene de Corpus Christi, presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, a cruz e o ícone serão levados para a Catedral de Niterói e, no dia seguinte, serão entregues ao Vicariato Oceânico.

Desde o dia 19 de maio, os símbolos da JMJ percorrem a Arquidiocese de Niterói. Eles já foram acolhidos pelos jovens dos vicariatos Niterói, Alcântara, Rural e Lagos. A peregrinação pela Arquidiocese prossegue até domingo, dia 1º de junho. Em seguida, os símbolos serão entregues para a Diocese de Caxias.

No domingo, 26, os símbolos foram acolhidos por milhares de jovens no Bote Fé Cabo Frio. Em seguida, eles foram levados para Búzios, onde passaram a noite em vigília. Já na segunda-feira, 27, a Cruz e o ícone peregrinaram pelas cidades de Unamar, Arraial do Cabo, São Pedro, Iguaba, Araruama e Saquarema, onde visitaram paróquias e instituições.

Fonte: Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email