Símbolos da JMJ chegam em Teresópolis

Símbolos da JMJ chegam em Teresópolis

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram, na manhã desta quarta, 12 de junho, no decanato São Pio X, em Teresópolis, iniciando, assim, mais uma fase de peregrinação pela Diocese de Petrópolis. A chegada aconteceu no Soberbo, entrada da cidade, às 8h, onde a Cruz e o Ícone foram entregues aos responsáveis pela cidade, por meio de Padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros.

A Cruz e o Ícone saíram de Guapimirim, às 7h, e seguiram em carreata até Teresópolis. Ao chegar ao município da região serrana, foram recepcionados por moradores, padres, religiosas e alunos do Colégio São Paulo, que carregaram os símbolos. Do Soberbo, seguiram também em carreata para a Paróquia Santa Rita, no Meudon. Para quem esteve presente na recepção dos símbolos da JMJ em Teresópolis, este foi um momento emocionante. “Foi maravilhoso. É uma emoção inexplicável, que só sabe quem vive isso. Vou participar de parte da peregrinação aqui na cidade e amanhã estarei no Bote Fé. Espero muitos graças com a presença desses símbolos aqui”, declarou Rosilda Nogueira Dantas, da Paróquia Santa Rita. Os símbolos ficam na cidade até amanhã, dia de Santo Antônio, padroeiro do município, quando haverá o grande evento do decanato, o Bote Fé.

Hoje, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora percorrem vários trechos da cidade, visitando as paróquias e também a Fazenda da Esperança, que em Teresópolis acolhe homens.

Chegada na cidade

No inicio da manhã, após a chegada em Soberbo, quando foram recebidos pelos jovens, juntamente com padres e religiosos e um grande número de fiéis do Decanato São Pio X. Os ícones foram levados em carreata para a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Meudon, onde aconteceu a acolhida da Cruz e do ícone de Nossa Senhora pelo administrador paroquial, Padre Carlos Henrique, estudantes do Colégio São Pedro e religiosas.

Entre os momentos marcantes da chegada dos símbolos na Paróquia, um deles foi a oração do terço, conduzida por Padre Carlos Henrique. Entre cada dezena o padre fazia uma pequena meditação e ao final aconteceu a consagração a Nossa Senhora.Alguns jovens estudantes disseram que “esse era um momento especial para eles” e não escondiam a felicidade pelo encontro com a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.

Desde do dia 9 de junho, os símbolos estão na Diocese de Petrópolis. Nesta terça-feira, por exemplo, foi a vez dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Santo Aleixo, receberam os sinais da JMJ.

A Paróquia  e Santo Aleixo promoveu uma grande festa para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na manhã de hoje. Os jovens da paróquia carregaram aos símbolos até o local onde ficou em exposição e onde o Padre Alexander Brito celebrou a missa. Durante sua homilia, padre Alexander ressaltou que “este é um dia histórico. Daqui há 20 anos, vamos ver essa cruz na TV e poder dizer: toquei nela, comunguei Jesus diante dela”. Além da celebração, os fiéis participaram da renovação das promessas batismais. Após a Missa, jovens, idosos e adultos ficaram aos pés da cruz e do ícone de Nossa Senhora rezando. Uma demonstração da fé em Jesus e do amor à Virgem Maria.

Ainda na terça, a Fazenda da Esperança de Guapimirim, que abriga mulheres em recuperação da dependência química, recebeu os símbolos, um momento de grande emoção para as acolhidas. “Meu coração palpitava e queimava, como se Deus falasse ‘tu és minha filha amada e foi por ti que morri nessa cruz’”, expressou Leila da Silva, responsável pela instituição. Participaram do encontro na Fazenda, padre Rodrigo Alberti, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Parada Modelo, alguns paroquianos e pessoas em processo de reabilitação. Os momentos de oração e o contato com os símbolos da JMJ tiveram grande significado para  aquelas mulheres.

Leila da Silva, que é da Bahia, conta ter se recuperado em 2008 e, a partir de então, passou a ser voluntária. “Essa Cruz tem um sentido muito especial para nós. É o sentido de nossa vida, porque é através da Cruz que a gente se encontra. É através de Jesus que sofreu em nós e que neste tempo de ressurreição vem nos visitar, por meio desses símbolos tão valiosos”, declara.

Antes de chegar a Fazenda da Esperança, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora também visitaram o Hospital Municipal José Rabello de Mello, onde a juventude da Paróquia de Parada Modelo se reuniu com os jovens da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, de Guapimirim, enfermeiros e pacientes.

Diante da porta do ambulatório todos rezaram o Terço da Misericórdia pela recuperação dos doentes. Ao fim da oração, Padre Rodrigo Alberti expressou a grandeza da passagem dos símbolos pelo hospital. “Já podemos ver as maravilhas que Deus está realizando”, afirmou. Ainda na tarde desta terça-feira, os símbolos da JMJ estiveram em duas escolas de Guapimirim, o Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva e a Escola Municipal Professora Acácia Leitão Portella.

Em conversa com os alunos, os jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Padre Rodrigo falaram sobre o significado e a importância daquela visita, contando a história da Cruz e do ícone de Nossa Senhora. Segundo Padre Rodrigo, a visita aos colégios tem a finalidade de levar novo ânimo a cada pessoa. “Diante da muitas dificuldades que se passam precisamos das bênçãos de Deus”, declarou. Para a secretária de Educação do município, Maria Cecília de Faria Pinto, esse dia ficará marcado no coração de todos os funcionários, alunos e professores daquelas escolas.

Depois de saírem das escolas, a Cruz e o Ícone passaram pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Parada Modelo, onde foram recebidos com grande festa, com momentos de oração, nos quais os paroquianos puderam anotar os seus pedidos.

Veja a programação completa até o dia 16 de junho quando os símbolos partirão para a Diocese de Nova Iguaçu:

Dia 12/06/13 – 4a. Feira

09:00 – Chegada ao Soberbo 09:30 às 10:30 – Paróquia de Santa Rita do Meudon

11:00 às 12:00 – Paróquia de São Cristóvão 13:00 às 14:00 – Fazenda Esperança (Masculina)

15:00 às 16:00 – Paróquia de N. Sra. da Conceição de Nhunguaçu

17:00 às 18:00 – Paróquia de São José e São Charbel de Pessegueiros 19:00 às 21:00 – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Barra do Imbuí

22:00 às 06:00 – Paróquia de São Pedro – Vigília

 

Dia 13/06/13 – 5a. Feira – FERIADO EM TERESÓPOLIS – BOTE FÉ DE DECANATO

08:00 às 14:00 – Paróquia de Santa Teresa 14:00 às 15:00 – Concentração para Grande Caminhada da Juventude na Pça Baltazar da Silveira

15:00 às 17:00 – Saída da Caminhada da Juventude, passando pela Paróquia de São Judas Tadeu (Agriões), seguindo até a Paróquia Santo Antonio, no Alto, encerrando com a Santa Missa, presidida por D. Gregório. Em seguida, procissão dos Símbolos com a de Santo Antônio pelas ruas do bairro do Alto.

 

Dia 14/06/13 – 6a. Feira

08:00 – Chegada dos sinais à Matriz de São José do Vale do Rio Preto: momento com os jovens dos colégios.

09:10 – Saída para Contendas. 09:30 – Paróquia de São Sebastião (Contendas): Missa com as famílias atingidas pelas chuvas 2011. 11:00 – Saída para o Sítio Nossa Senhora do Sorriso (Sítio do Pe. Quinha).

12:00 – Sítio N. S. do Sorriso: visita e louvor.

13:00 – Carreata: N. S. das Dores (Areal); São João Batista (Posse); São Pedro (Pedro do Rio).

14:30 – Lar de Idosos São João de Deus.

16:00 – SOC ou IPASE / Lar N. S. das Graças: missão e visita.

17:45 – Paróquia N. S. de Lourdes (Araras). 19:30 – Santa Missa no Vale do Cuiabá (Sagrado Coração ou Antiga Vila), presidida por Dom Gregório Paixão, OSB

22:00 – Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho de Nogueira: famílias acolhedoras.

00:00 – Santuário N. S. do Amor Divino: Vigília do Decanato.

 

Dia 15/06/13 – Sábado 07:00 – Seminário Diocesano N. S. do Amor Divino.

08:00 – Saída para o Decanato São Pedro de Alcântara. Entrega dos Símbolos à Paróquia da Catedral.

08:00 – Saída dos símbolos do Seminário (Corrêas), passando em frente às paróquias Santana e São Joaquim de Cascatinha e São José do Itamarati 09:00 – Acolhida dos sinais na Catedral São Pedro de Alcântara

09:15 – Santa Missa

10:45 – Passagem (carreata) pela Paróquia N.Sra. do Rosário (saindo da Catedral, pegando a Imperador, Rua Drº Porciúncula, Santos Dumont – ir em direção ao Alto da Serra)

11:00 – Passagem em frente à Matriz de Santo Antônio do Alto da Serra, em direção ao bairro Independência, passando pelo Indaiá.

12:00 – Intervalo

14:00 – Momento de oração e caminhada com os símbolos no Bairro Independência

15:00 – Carreata para o bairro Quitandinha.

16:00 – Chegada ao Quitandinha (momento de oração e caminhada com os símbolos)

17:00 – Ida para o Castrioto pela BR-040, entrando na Rua Duarte da Silveira, indo em direção à Matriz Santa Rita; Saindo da Matriz de Santa Rita, inicia o trajeto da Rua Bingen na altura do supermercado Super Bingen, Rua Paulino Afonso, Rua Francisco Manoel, Av. Piabanha, Rua Mosela (até a praça na entrada do Bairro Pedras Brancas e retorna), Rua Montecaseros (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus), Rua Alfredo Pachá, Av. Roberto da Silveira, Praça da Liberdade, Av. Koeller, Av. Tiradentes, Rua da Imperatriz, Rua do Imperador, encerrando na Praça da Inconfidência.

19:00 – Momento de louvor, testemunho e animação na Praça da Inconfidência.

21:00 – Encerramento e ida dos símbolos para a Comunidade Católica Jesus Menino (bairro Carangola). Os símbolos pernoitarão na Comunidade

 

Dia 16/06/13 – Domingo 07:30 – Concentração em frente à Comunidade Jesus Menino

08:00 – Procissão em direção à sede da Liga Católica (bairro Cidade Nova, Carangola)

09:00 – Chegada à sede da Liga Católica e Santa Missa de encerramento da passagem dos símbolos na Diocese.

11:30 – Ida para a Diocese de Nova Iguaçu – entrega dos símbolos para essa Diocese.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email