Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul promove formação

Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul promove formação

Um grupo de mais de 70 jovens vindos de diversas partes da diocese de Caxias do Sul/RS, incluindo o vicariato de Nova Prata, participaram da formação do Setor Juventude no dia 23 de setembro. O encontro, que entre outros temas tratou sobre o cuidado com a vida, aconteceu na Comunidade Santa Lúcia, em Caxias do Sul.

O dia formativo começou às 9h com a celebração da Santa Missa presidida pelo referencial do Setor Diocesano da Juventude, padre Rudinei Zorzo. Logo depois, teve início a formação com uma dinâmica de apresentação. Posteriormente, os jovens foram convidados a refletir sobre si mesmos, sua história de fé, seu contexto de vida e as pessoas que marcaram o trabalho com a juventude.

Finalizado este momento aconteceu o almoço e o período da tarde abordou a temática do cuidado com a vida, sobretudo dos integrantes dos grupos de jovens, movimentos de evangelização e pastorais. A psicóloga Andiara Oliveira promoveu uma sensibilização dos números cada vez mais crescentes de suicídio entre os jovens – a partilha também esteve em sintonia com o Setembro Amarelo, uma campanha preventiva e que no Brasil, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

“A pergunta “que tipo de jovem você vê?” foi uma das questões que nortearam o trabalho sobre o contexto juvenil na sociedade e na Igreja. As lideranças foram convidadas a refletir sobre “o que é ser jovem”, bem como as formas de acolhida, julgamento e preconceito que existem dentro dos grupos de jovens em relação aos próprios participantes. Além disso, a foram lançadas perguntas sobre a postura das coordenações com relação à galera que adentra as estruturas eclesiais”, diz padre Rudinei.

A última parte do encontro foi sobre os dez anos de lançamento do Documento 85 – Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais, da CNBB. O subsídio, que orienta e baseia a criação do Setor Diocesano da Juventude, foi publicado em 2007. Fotos da caminhada do Setor deste 2007 foram utilizadas para contar a história e sensibilizar para a importância de uma participação e comunhão dos mais de 140 grupos juvenis presentes da Igreja Particular de Caxias do Sul.

Padre Rudinei e a equipe de assessores, articuladores e comunicadores, que foram responsáveis pela condução dos trabalhos, agradeceram em vídeo, o apoio dos padres das paróquias que enviaram seus jovens para o encontro, bem como a acolhida e abertura do bispo diocesano, dom Alessandro, ao trabalho de evangelização desenvolvido pelo Setor Juventude.

Participaram jovens representantes do Emaús, da Pastoral da Juventude, dos Cenáculos de Maria de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Região Serrana, a galera do Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA), de Caxias e São Marcos, além da Renovação Carismática Católica, do Ministério Universidades Renovadas, Testemunhas do Amor Universal de São Francisco de Assis (TAU04) e grupo Filhos do Céu.

Por: Juliana Cuani, Jovens Conectados, com informações de Padre Rudinei.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email