Setor Diocesano da Juventude retoma aplicação do Projeto Educativo-Pastoral em Belém

Setor Diocesano da Juventude retoma aplicação do Projeto Educativo-Pastoral em Belém

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém continua organizado e trabalhando.

O calendário da Pastoral Juvenil deste ano, está constituído por diversas atividades, tais como: leituras orantes, retiros, lives formativas, missas com os lideres Juvenis por regiões episcopais, reuniões dos conselhos regionais e arquidiocesano da pastoral juvenil.

No último dia 19 de fevereiro, sábado, esse processo de retomada, entrou em uma etapa de “avançar para águas profundas” com acontecimento de dois eventos: o encontro de líderes juvenis e missa da juventude das regiões episcopais Coração Eucarístico e a São Vicente. O encontro dos líderes juvenis da região episcopal Coração Eucarístico aconteceu pela parte da manhã na Igreja Santa Terezinha, Tenoné – Belém, do qual participaram cerca de 30 jovens lideres de diversas paróquias.

Ao final da tarde do mesmo dia, os jovens líderes da região Episcopal São Vicente se reuniram na sede da paróquia Cristo Rei, Guanabara – Ananindeua, evento este que participaram cerca de 180 jovens de quase todas as paróquias da referida região Episcopal. Em ambos os encontros, houve um momento de reflexão da coordenação do Setor Juventude, e ao final, a celebração eucarística presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo referencial para a juventude e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB.

De acordo com o calendário da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Belém, todos os meses Dom Antônio tem um encontro com as lideranças do Setor Juventude de uma região Episcopal que sempre é concluída com a celebração da Eucaristia. Trata-se de uma importante estratégia de animação e formação dos líderes juvenis das paróquias e das Regiões Episcopais. Além dos jovens líderes, participam também desses eventos os assessores de cada região Episcopal, que em geral é um sacerdote, e a coordenação Arquidiocesana do Setor Juventude.

Esse evento tem sido muito importante porque favorece a interação entre os líderes juvenis das Paróquias e regiões episcopais, bem como é um importante momento de formação e estímulo do protagonismo juvenil. Segue registros dos eventos citados.

Por Setor Juventude Belém

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email