São Rafael Arcanjo, um amigo dos jovens

São Rafael Arcanjo, um amigo dos jovens

Raffaelearcangelo

Queridos jovens,
Vocês sabiam que um dos males que impede nosso crescimento espiritual como cristãos católicos é a ignorância?

Ela não deixa que o Espírito de Deus atue em nós, que Ele faça em nós sua obra de transformação. E um meio para vencer a ignorância é ler a palavra de Deus. O livro que recomendo incansavelmente a todos os jovens é o livro de Tobias, um romance bíblico que contém muitos ensinamentos valiosos, que precisam ser descobertos.

Neste livro aparece um Anjo que somente no final revela seu nome: Eu sou Rafael, que significa “Deus cura” ou “medicina de Deus”. De fato, foi através dele que Deus curou a Tobit, homem fiel ao verdadeiro Deus, que ficando cego, chorava e rezava a Deus cheio de aflição. No mesmo dia uma jovem chamada Sara, acusada falsamente, sofria imensamente e nesta sua aflição também orava a Deus.

Na glória de Deus a oração de ambos foi escutada, por isso São Rafael foi enviado por Deus para uma missão especial: curar a Tobit e ajudar a jovem Sara na sua vocação matrimonial. Nesta missão aparece outro jovem, Tobias, filho de Tobit, que designado pelo seu pai a viajar a um país estranho recebeu muitos bons conselhos que para vocês serão de grande ajuda. Convido-lhes que leiam: Tobias 4, 5-21 e descubram quão valiosos são.

Mas Tobias não podia viajar sozinho, pois era jovem e era muito perigoso. Ele precisava de alguém de confiança para acompanhar-lo. E saindo Tobias encontrou um jovem de belo aspecto. Era Rafael, mas não sabia que era um Anjo de Deus, porque tinha aparência de homem.

Este era o “homem” de confiança que o pai desejava, e de fato foi ele que protegeu seu filho dos muitos perigos nesta viagem.

E nós que também estamos de viagem nesta terra rumo ao céu, quantos perigos no corpo e na alma enfrentamos? Diante de provas inesperadas, dos ataques do tentador, o que devemos fazer? O mesmo o que fez Tobias: recorrer, desde o íntimo do nosso coração, ao grande protetor dos que se acham em perigo: São Rafael, socorrei-me, porque me vejo em perigo! Bem, como podemos recorrer ao nosso Anjo da guarda, nosso amigo invisível, nosso companheiro sincero, nosso irmão maior sempre pronto, que dia e noite está do nosso lado?

Sejamos obedientes ao guia celeste da juventude e escutemos sua voz, pois Deus mandou aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos (Salmo 91).

Que nunca possamos esquecer-nos dessa ajuda celestial que o Senhor nos envia. O Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher do teu filho. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor (Tb 12, 14-15).

Dizia o Cardeal Charles Journet que: Os Anjos revelam-se, mas somente àqueles que os amam e invocam. Amemos e invoquemos mais os Anjos de Deus, pois Deus na sua providência nunca deixa seus filhos desamparados.

Rezemos: São Rafael, Anjo padroeiro da juventude, te peço invocar a DEUS por mim, para que sempre guarde minha vida pura e santa. Assim como guardaste ao jovem Tobias dos perigos de alma e corpo em sua viagem até um país estranho, protegei-me dos perigos de minha vida. Fortalecei-me contra as tentações do mundo, da carne e do demônio. Peço-te e invoco, glorioso São Rafael, para que sejas meu Anjo padroeiro da pureza. Pelo teu grande amor a JESUS, Rei dos Anjos, e a Maria, Rainha dos Anjos, guardai-me de toda impureza e ajudai-me a manter minha mente sem mancha, meu coração puro e meu corpo casto. Que receba eu o “PÃO dos Anjos” frequentemente na Santa Comunhão, que seja um remédio efetivo e proteção contra as tentações e sele meu coração para sempre contra as sugestões de prazeres pecaminosos. Ajudai-me sempre a servir a JESUS, meu Senhor e a Maria, minha mãe em castidade perfeita, para que um dia possa merecer estar entre aqueles de quem JESUS dizia: Bem-aventurados os de coração puros, porque verão a DEUS. Amém.

padrePor Pe. Daniel Alves, ORC Membro da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz e animador vocacional
Facebook: OrdemDaSantaCruz
E-mail: p.daniel.orc@hotmail.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email