Santidade: Papa abre caminho à beatificação de adolescentes da Itália e Espanha

Santidade: Papa abre caminho à beatificação de adolescentes da Itália e Espanha

Carlo Acutis e Alessia González-Barros y González entre os quatro novos «veneráveis» da Igreja Católica, todos leigos.

O Papa Francisco aprovou hoje (05) a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” do adolescente italiano Carlo Acutis (1991-2006), falecido aos 15 anos na sequência de uma leucemia. O futuro beato destacou-se pelo uso das novas tecnologias para a divulgação da mensagem cristã, estando hoje associada à sua página oficial uma exposição virtual sobre os milagres eucarísticos em todo o mundo, miracolieucaristici.org .

O jovem Carlo

Carlo Acutis é um jovem como os outros dos nossos tempos: moderno, antenado, especialista em computação. Cheio de vida, ele era também cheio de fé e tinha uma inteligência acima da média. Sua história tem despertado admiração profunda: rapidamente, ele se tornou popular e muito amado. Graças à internet, a história de Carlo está indo bem além das fronteiras, embora vastas, das suas amizades diretas.

O que o fez viver com alegria até o fim foi o relacionamento com Cristo Eucaristia, do qual ele se nutriu todos os dias, e a adoração eucarística, à qual ele dedicava longo tempo. Devoto, mas nunca fanático, ele recebeu a primeira comunhão aos 7 anos de idade, com autorização especial.

É o que recorda a superiora do convento de clausura de Perego, em Brianza, onde ele fez a primeira comunhão: “Tranquilo durante o tempo da missa, ele começou a dar sinais de ‘impaciência’ quando se aproximava o momento de receber a Sagrada Comunhão. Com Jesus já no coração, depois de um tempo com a testa recolhida entre as mãos, ele começou a se mexer, um tanto agitado, como se não conseguisse ficar parado. Parecia que alguma coisa tinha acontecido com ele, só conhecida por ele; algo grandioso, que ele não conseguia conter” (Tempi, 20 de maio de 2013).

No início de outubro de 2006, Carlo manifestou os sintomas do que, inicialmente, foi confundido com caxumba, mas diagnosticado, logo depois, como leucemia fulminante de tipo m3. A morte veio rápido, no dia 12 de outubro. “Eu estou feliz de morrer”, escreveu Carlo, “porque vivi a minha vida sem perder nenhum minuto em coisas que não agradam a Deus”.

A Jovem Alessia 

A Santa Sé publicou também o decreto relativo a Alessia González-Barros y González (1971-1985), falecida aos 14 anos de idade.

página oficial da causa de canonização sublinha que a adolescente espanhola “aceitou plenamente a sua dolorosa doença desde o primeiro momento, oferecendo o intenso sofrimento e as numerosas limitações físicas de que padecia pela Igreja, pelo Papa e pelos outros”.

O reconhecimento das “virtudes heroicas” é um passo central no processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, exige-se o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão dos agora veneráveis.

Outros dois leigos católicos foram hoje declarados veneráveis: o jovem Pietro Di Vitale (1916-1940), da Sicília, Itália, que faleceu aos 23 anos; Giorgio La Pira (1904-1977), também italiano.

Decretos

Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou a Congregação a promulgar os Decretos relativos:

– às virtudes heroicas do Servo de Deus Pietro Di Vitale, leigo; nascido em 14 de dezembro de 1916 em Castronovo di Sicília (Itália) e lá falecido em 29 de janeiro de 1940;

– às virtudes heroicas do Servo de Deus Giorgio La Pira, leigo; nascido em Pozzallo (Itália) em 9 de janeiro de 1904 e falecido em Florença (Itália) em 5 de novembro de 1977;

– às virtudes heroicas da Serva de Deus Alessia González-Barros y González, leiga; nascida em 7 de março de 1971 em Madri (Espanha) e falecida em Pamplona (Espanha) em 5 de dezembro de 1985;

– às virtudes heroicas do Servo de Deus Carlo Acutis, leigo; nascido em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) e falecido em Monza (Itália) em 12 de outubro de 2006.

Por Jovens Conectados com informações da agencia.ecclesiavaticannews

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email