Santa Sé escolhe seis blogueiros brasileiros para participar de encontro no Vaticano

Santa Sé escolhe seis blogueiros brasileiros para participar de encontro no Vaticano

Os blogs brasileiros escolhidos são O Possível e o Extraordinário, do maranhense Wagner Moura; Jovens sem Fronteiras, mantido por um grupo de jovens no Gama (DF), o Medidas de Fé, do também brasiliense Edmar Araújo. Todos eles são jovens comunicadores que decidiram usar a internet para evangelizar. Eles estão buscando recursos para participar do encontro. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato por meio de seus blogs. Os outros dois blogs escolhidos foram o Blog do Padre Djalma, padre dehoniano que mora em Roma e o Blog do Rodrigo Gurgel e o Gabrielinos do Brasil, do Instituto São Gabriel Arcanjo.

Em todo o mundo, inscreveram-se 750 blogs. Entre os 150 selecionados, há alguns blogueiros iniciantes e outros famosos; alguns blogs são institucionais, outros pessoais; existem aqueles que contam histórias pessoais e outros que narram fatos e acontecimentos locais e internacionais. Alguns são profissionais e têm um bom financiamento e outros funcionam como um trabalho de voluntariado.

Foi feita uma pré-seleção buscando garantir uma presença diversificada, e, em seguida, uma seleção final por sorteio. Os organizadores pediram que aqueles que não foram escolhidos não se sintam excluídos e esclarecem que ser selecionado não implica qualquer aprovação do conteúdo dos blogs pelo Vaticano, nem o contrário: não ter sido selecionado não significa uma desaprovação.

Veja aqui a lista completa dos 150 selecionados.

Troca de experiências

O encontro promovido pelo Vaticano abrirá espaço para que os blogueiros partilhem experiências. A Igreja deve aproveitar o evento para divulgar novas iniciativas que estão sendo preparadas no âmbito da internet.

Nas duas sessões previstas, serão apresentados alguns dos pontos centrais para dar início a uma discussão aberta com todos os participantes. Na primeira, cinco blogueiros, representantes das diversas áreas lingüísticas, apresentarão temas gerais. Na segunda, pessoas empenhadas nas estratégias de comunicação da Igreja apresentarão as suas experiências de trabalho com os novos meios de comunicação, e também as iniciativas para um encontro eficaz entre a Igreja e o mundo dos blogueiros.

Entre os participantes estarão presentes o Presidente do Pontifício Conselho de Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Cláudio Celli, e o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e da Rádio Vaticano, padre Federico Lombardi. Um dos aspectos mais importantes do encontro será de oferecer a oportunidade de novos contatos e de abrir novas possibilidades de interação.

O encontro será um dia depois da beatificação de João Paulo II, que deve atrair a Roma muitos blogueiros.

Com informações da Agência Zenit e da Rádio Vaticano

Leia também:

Wagner Moura: blogando a favor da vida

Blog Jovens sem Fronteiras: transformar o chamado ao pecado em chamado à salvação

Rodrigo Gurgel: usar a internet para anunciar a Verdade

Edmar Araújo: colaborar para que as pessoas sorriam para Deus

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email