Sagrada Família de Nazaré: exemplo para todas as famílias

Sagrada Família de Nazaré: exemplo para todas as famílias

Conheça o testemunho de vida de Raimundo Pedro e Suzana Raquel, um casal que busca, a partir da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, a santidade do seu lar e a educação dos filhos na Fé seguindo o modelo perfeito da Sagrada Família de Nazaré.

Suzana Raquel, Raimundo Pedro e seus filhos  Samara e Samuel.

Suzana Raquel, Raimundo Pedro e seus filhos
Samara e Samuel.

Suzana e Raimundo são comerciantes no município de Simões, localizado no centro sul piauiense, participam do Grupo de Oração Jesus Te Ama, da Pastoral Familiar e são ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Pais de Samara Faustina, com 6 anos de idade, e Samuel Pedro, com 1 ano e 9 meses, veem nos filhos o motivo principal da perseverança do sacramento e da busca constante a Deus. Ainda jovens, Suzana e Raimundo se conheceram e namoraram durante 8 anos. Para o casal, este foi um período de amadurecimento e conhecimento, onde a partir da experiência do namoro puderam discernir a vontade de Deus em suas vidas, e, assim, edificar uma família cristã.

Samara Faustina participando do Ministério para as crianças do Grupo de Oração Jesus Te Ama.

Samara Faustina participando do Ministério para as
crianças do Grupo de Oração Jesus Te Ama.

Há 7 anos, Suzana e Raimundo se casaram, e consagraram o seu matrimônio a  Imaculada Conceição de Maria. A exemplo de tantas outras famílias cristãs, buscam em Deus ser exemplo para seus filhos, mas também para a sociedade, principalmente para os jovens namorados da atualidade.

“Eu pensava que o namoro seria a fase mais difícil do relacionamento, e dizia muitas vezes ‘eu quero me casar logo para ser mais de Deus’, pois eu pensava que o maior desafio era viver a castidade, e quando casei percebi que o mais difícil é a convivência no dia-a-dia, buscar viver o Santo Evangelho diariamente no nosso relacionamento, perdoar diariamente, acreditar na Graça do Sacramento do Matrimônio” conta Suzana, dizendo ainda que o guia da família cristã é Deus: “aqui em casa, quem manda não é o homem nem a mulher, quem manda é Deus e nós o obedecemos, pois, colocando Deus como o centro, nós conseguiremos viver como uma família cristã”.

– “O maior desafio da família, nos dias de hoje, é a educação dos filhos, pois nós, enquanto pais, buscamos educa-los na fé, segundo os ensinamentos da Igreja; no entanto, vez ou outra nos deparamos com um choque de realidade. Mais que buscar educá-los, precisamos consagrá-los diariamente a Deus, colocá-Lo como o centro de nossa casa, e confiar que Deus nos ajudará a cuidar de nossos filhos, pois essa tarefa não é fácil”, afirma o casal.

Suzana (grávida do segundo filho) e Raimundo no Grupo de Oração Jesus Te Ama.

Suzana (grávida do segundo filho) e Raimundo no Grupo de Oração Jesus Te Ama.

Raimundo diz que não foi fácil aceitar um namoro diferente. “Eu sempre fui um jovem de farras, de sexualidade desregrada, de namorar sem compromisso, e Deus fez com que eu conhecesse Suzana, uma jovem de igreja. Para mim foi desafiador a experiência da castidade durante o nosso namoro, pois essa experiência eu nunca tinha vivido nos relacionamentos anteriores, e não foi fácil, mas foi possível, e hoje eu posso dizer que somos o que somos graças à nossa busca de Deus e a obediência a Ele durante o período de namoro e noivado”, relata.

Ela conta que, na época do namoro, muitas das amigas zombavam, criticavam pela forma com que vivia o namoro. “Hoje muitas dessas amigas, infelizmente, não conseguiram casar, algumas engravidaram fora do casamento e hoje cuidam de seus filhos sem a presença do pai”. A partir desses exemplos, me convenço que, por termos colocado Deus no meio do nosso relacionamento, chegamos aonde estamos e iremos durar até o fim, pois, como diz a Sagrada Escritura, procuramos firmar a nossa casa na rocha”, finaliza.

 

Texto e fotos: Hugo Júnior Fernandes, Coordenador Diocesano da RCC Picos (PI)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email