Rise Up: peregrinos participam de Catequeses na JMJ 2023

Rise Up: peregrinos participam de Catequeses na JMJ 2023

Na manhã do dia 02 de agosto, os jovens peregrinos iniciaram os encontros de catequeses, chamados de “Rise Up”, divididos por idiomas.

Uma das Paróquias de Língua Portuguesa é Nossa Senhora da Rosa, em Charneca da Caparica, na Diocese de Setúbal. Nela, o grupo de peregrinos da Pastoral Juvenil do Brasil e outros grupos de países de Língua Portuguesa, como Angola, Moçambique, Portugal, Macau (China) e também brasileiros residentes nos Estados Unidos. Em todas as jornadas, os momentos de catequese são ricas oportunidades de diálogo dos jovens com os bispos.

PRIMEIRA CATEQUESE | 02 DE AGOSTO

O primeiro encontro contou com a presença de Dom José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém – Portugal. Ele falou aos jovens presentes sobre o tema “Ecologia Integral”, tendo com base a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. Dom José convidou os peregrinos a repensarem seus hábitos e as relações que cultivam com a natureza. Após a fala do Bispo, jovens dos países presentes tiveram a oportunidade de partilhar suas perguntas ou observações sobre o tema, proporcionando diferentes pontos de vista e trocas de experiência.

A JMJ Lisboa 2023 é a primeira a contar com este novo formato de Catequese, que dá mais espaço aos jovens no encontro com os bispos. Após o encontro, os peregrinos participaram da Santa Missa, concelebrada pelo bispo-auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Paulo Alves Romão, e numerosos padres. Destaque para o lançamento da pedra fundamental de uma Creche, que será construída ao lado da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Rosa. Dentro da pedra, foi inserida uma cápsula com os nomes de todos os jovens que participaram da Catequese.

Ao final da missa, os jovens foram convidados a participar de um evento da pedra fundamental da construção da nova escola infantil da comunidade. Os jovens escreveram seus nomes em um pergaminho, que foi colocado com uma ata assinada pelas autoridades presentes, incluindo os bispos, um Terço e uma moeda do ano corrente. Padre Francisco Mendes, pároco local, exaltou a importância do ato acontecer durante a Jornada Mundial da Juventude, visto que é pelas crianças que serão assistidas pela escola e os jovens que Portugal terá seu futuro.

SEGUNDA CATEQUESE | 03 DE AGOSTO

Com a temática “Amizade Social”, acompanhamos a catequese do segundo dia na Paróquia Sagrada Família, localizada no distrito Entrocamento, em Santarém. O encontro contou com a presença de dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. O bispo salientou os jovens que era a primeira vez que ele, participante de sua quinta JMJ, via os temas das catequeses relacionados ao social.

“O Papa Francisco nos pede que é que os jovens que vieram à Lisboa voltem para suas casas levando e promovendo essa mensagem de paz e diálogo. O mundo tem pressa porque a juventude é terreno fértil para germinar as sementes do respeito, misericórdia, sinodalidade e comunhão. Sim, como Maria, sabemos que o mundo não tem mais o vinho da compaixão e do perdão”, disse.

TERCEIRA CATEQUESE | 04 DE AGOSTO

Com a temática “Misericórdia” e a partir da passagem bíblica de Lucas 2,15-20, dom Amilton Manoel, bispo de Guarapuava (PR), conduziu o último dia de catequese. Ele convidou os jovens a responderem como cada um experiência da misericórdia em sua vida.

“A misericórdia é tomar os olhos e o coração de Deus. E eu só consigo ser misericordioso se eu fizer essa experiência. A figura de Jesus nos traz esse exemplo porque Ele próprio nos diz para amor os olhos que amou”, disse aos jovens.

Citando Santo Agostinho, o bispo – que pertenceu a Comissão Episcopal para Juventude de 2019 a 2023 -, falou aos jovens que para viver a misericórdia de Deus e ser instrumento dela para o mundo podem seguir o conselho do santo: conhecer-te; acolher-te e superar-te.

“Não podemos separar o joio dos outros. É preciso que, sem medo, possamos nos conhecer para acolher do jeito que somos, como o Papa Francisco salientou na cerimônia de acolhida (clique aqui para saber mais), e superar para que sejamos sempre melhores.

Com o Santíssimo Sacramento exposto, os jovens elencaram pecados da humanidade que entregam ao coração de Jesus Misericordioso: desigualdade, falta de perdão, indiferença ao Sagrado, racismo e guerra.

da redação, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email