Reunião em Porto Alegre reúne jovens das dioceses gaúchas

Reunião em Porto Alegre reúne jovens das dioceses gaúchas

unnamed (6)

Nos dias 13 e 14 de junho, comunicadores, articuladores e assessores do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB estiveram reunidos na Casa Santa Teresa, junto a Casa Inspetorial das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre. Com o objetivo de pensar novas formas de comunicar os futuros eventos que envolvem a evangelização da juventude gaúcha: Semana Missionária e Escola de Assessores, em julho, e o Bote Fé Porto Alegre, em novembro de 2015.

As pautas da formação estiveram inseridas enquanto líderes que representavam suas dioceses, a partir deste ponto foram decididas datas limites para realização de tarefas alusivas aos eventos e também foram realizadas grandes considerações ao Regional sobre a organização dos eventos em termos de logística, apoio físico para realização dos mesmos. Também a questão financeira, desde as paróquias, até o dia dos acontecimentos, tanto em questão dos meios envolvidos na Semana Missionária quanto ao Anfiteatro Pôr do Sol na capital, no dia do show Bote Fé, onde mais de 50 mil jovens serão esperados.

Cerva de 60 jovens entre assessores, articuladores e comunicadores estiveram presentes na formação, representando praticamente todo Estado, estando ausente apenas a diocese de Bagé, por motivos de agenda e eventos anteriormente marcados.

Na visão de todos os presentes, os Setores Juventude de todas as dioceses precisam estar cada vez mais em harmonia, trabalhar para que a juventude e esta união que o Eai?Tchê consegue realizar não sejam tachadas como desnecessário ou que não seja válida a participação. Os Setores são parte fundamental na construção dos sonhos da juventude católica gaúcha e que eles permaneçam sempre nesta missão, com este objetivo de ação e realização, firmes e cada vez com mais motivação e convicção na fé e liderança.

Acompanhar e fazer parte da equipe organizadora destes grandes eventos, que irão unir o Rio Grande é de grande valia, pois a partir daí conseguiremos entender nossos limites e teremos verdadeira consciência dos nossos sonhos e possíveis realizações para que possamos aplicar em nossas Dioceses, Paróquias e comunidades.

Para os representantes da diocese de Cruz Alta, Jacqueline Gazzola e Valdecir Zohler, assessores, e João Francisco Bóllico, Comunicador, “estar presente na reunião fazendo diferença nas decisões do conjunto, alegra todo o Regional, que acredita na Diocese e tem convicção de que agora, com a escolha de Dom Adelar Baruffi como Bispo Referencial da Juventude Gaúcha, estes laços da Diocese com as demais, estejam ainda mais consolidados, não apenas espiritualmente, mas nas decisões, envolvimentos e realizações dos jovens católicos em todo o Estado. Segundo Dom Adelar é fundamental a participação dos jovens líderes nas decisões e acontecimentos do Regional”, avaliaram.

Já para a integrante da equipe de apoio do Serviço de Evangelização do Regional, Tatiana Ximenes, de Porto Alegre, “a diversidade e a dedicação demonstrada por todos os presentes contribuiu para um encontro com ricos debates, que sem dúvida engrandecem a caminhada conjunta. A missão se fortalece na comunhão dos diferentes carismas e realidades”, concluiu.

Ser articulador, comunicador e assessor é uma missão de servir a juventude. É ser referencial no acompanhamento da juventude organizada. É articular, acompanhar e comunicar o processo de evangelização em comunhão com a Igreja do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Por João Bóllico e Judinei Vanzeto

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email