Retrospectiva 2014

Retrospectiva 2014

unnamed (1)

Adeus ano velho, Feliz ano novo. Já está cantando a música também?

Isso aí, 2015 se aproxima, e com ele muitos sonhos, esperanças e resoluções (que sim, nós esperamos tirar do papel), mas antes de virarmos a página do calendário, nos resta relembrar e agradecer por tudo que nos aconteceu em 2014.

A Bíblia aconselha que “Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo (I Tessalonicenses 5,18)”.

Nós temos tanto (tanto tanto tanto) para estarmos agradecidos. São tantos motivos, que seria impossível listá-los, mas mesmo assim, separamos alguns destaques para a juventude na Igreja Católica, no Brasil e no mundo.

Vem conosco dar graças:

unnamed

* Eventos

Jornada Mundial da Juventude e Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

Comemorada a nível diocesano no domingo de Ramos, a JMJ 2014, que aconteceu em 13 de abril teve como tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3)

Para guiar o caminho até Cracóvia, o papa refletirá nos próximos três anos sobre as Bem-aventuranças do Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Este ano foi meditado sobre a primeira, onde o pontífice falou sobre percorrer com Cristo, o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna; busca pela felicidade verdadeira, em meio às aparências, aspirando a coisas grandes; e finalizou refletindo sobre o real sentido da pobreza e do Reino de Deus.

Entrega dos símbolos da JMJ aos jovens poloneses

A Polônia, sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, recebeu os símbolos da jornada. “A entrega da cruz aos jovens foi feita trinta anos atrás pelo Beato João Paulo II: ele pediu aos jovens que a levassem por todo o mundo como sinal do amor de Cristo pela humanidade. O Papa Francisco saudou os 250 delegados – bispos, sacerdotes, religiosos e leigos – que participaram do encontro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos. E anunciou o tema da JMJ na Cracóvia: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericódia” (Mt 5,7). As arquidiocese do Rio de Janeiro e da Cracóvia estavam representadas por seus arcebispos, os cardeais Orani João Tempesta e Stanilsaw Dziwisz.

Dia Nacional da Juventude (DNJ)

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi celebrado oficialmente no terceiro domingo de outubro. Com o tema “Feitos para sermos livres, não escravos” (CAPYM, 430) e a iluminação bíblica “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a), a celebração teve como objetivo dar continuidade ao trabalho da Campanha da Fraternidade de 2014.

* Igreja pelo mundo

Canonização Papas JPII e João

O Papa Francisco canonizou os papas João Paulo II e João XXIII, no dia 27 de abril de 2014. A data escolhida coincidiu com o segundo domingo do tempo pascal, quando se realiza a Festa da Divina Misericórdia, celebração instituída por João Paulo II e na véspera de seu falecimento, em 2005.

Papa na JMJ asiática realizada na Coréia

O Papa Francisco foi à Coréia do Sul de 14 a 18 de agosto. A visita se deu por ocasião da VI Jornada da Juventude Asiática, na Diocese de Daejeon. Na ocasião, ele salientou sobre os sonhos de Deus para a juventude. “Juntamente com os jovens de toda a parte, quereis empenhar-vos na construção de um mundo onde todos vivam juntos em paz e amizade, superando as barreiras, recompondo as divisões, rejeitando a violência e os preconceitos. Isto é justamente o que Deus quer de nós. A Igreja é germe de unidade para a família humana inteira. Em Cristo, todas as nações e povos são chamados a uma unidade que não destrói a diversidade, mas a reconhece, harmoniza e enriquece”.

Papa na Terra Santa

Em sua primeira viagem apostólica à Terra Santa, em maio, o papa não se esqueceu dos jovens. “A vós, jovens, peço que vos unais à minha oração pela paz. Podeis fazê-lo também oferecendo a Deus as vossas fadigas diárias, tornando-se assim particularmente preciosa e eficaz a vossa oração. E encorajo-vos a colaborar, com o vosso empenho e a vossa sensibilidade, na construção duma sociedade respeitadora dos mais frágeis, dos doentes, das crianças, dos idosos. Apesar das dificuldades da vida, sede sinal de esperança”.

Comissão Episcopal para a Juventude

 2º seminário de jovens comunicadores e Encontro Nacional da Pascom

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promoveu os dois encontros que aconteceram ao mesmo tempo, de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP). O tema foi “comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”. Dentre os palestrantes, esteve o italiano, padre Antônio Spadaro, autoridade no estudo da ciberteologia.

Encontro com os Responsáveis de Juventude

O encontro aconteceu no Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), e os cerca de cem participantes viveram momentos de formação, partilha e discussão sobre o trabalho realizado com a assessoria de juventude das diversas expressões. O encontro foi uma oportunidade para estabelecer maior diálogo entre os representantes das expressões juvenis.

 Missão na Amazônia

Atendendo ao chamado de Cristo e da Igreja, as Comissões Episcopais para a Juventude; Amazônia; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Missão Continental, pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançaram a primeira “Missão Jovem na Amazônia”. De 30 de novembro a 15 de dezembro, as dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins foram o cenário do projeto que visou despertar o jovem para a vivência da vocação missionária, através da convivência, conhecimento, aprendizado e troca de experiências na realidade amazônica das comunidades ribeirinhas e indígenas.

Quatro anos da Equipe Jovem de Comunicação

O Jovens Conectados faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n. 193) à luz do Documento 85 ”Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. E é isso aí gente, completamos quatro anos de evangelização no dia 3 de dezembro!

Ficou grato? Agora é sua vez. Diga quais os motivos para agradecer em 2014.
Ah, só para relembrar: nós somos gratos por sua amizade e esperamos estarmos juntos com você em 2015!

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=sQUdnLR6cws”]

Por: Maria Amélia Saad, Gracielle Reis e Layla Kamila

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email