Retiros de carnaval começam neste final de semana em todo o país

Retiros de carnaval começam neste final de semana em todo o país


 

Focolares – Belém (PA):

2 a 4 de março

Mais informações: (91) 3724-1358 / 1973

Reciprocidade. Uma palavra pouco usada nos dias atuais, talvez pela dificuldade de ser explicada em uma simples definição de dicionário. Para discutir esse e outros temas, os Jovens por Um Mundo Unido (JPMU), do Movimento dos Focolares, de Belém, vão aproveitar o período do Carnaval para realizar um encontro na Mariápolis Glória, em Benevides (PA).

O evento já acontece há 10 anos com a intenção de despertar nos jovens a realidade do “amor recíproco”, com a finalidade de construir a paz em cada ambiente, evitando conflitos e contribuindo passo-a-passo para o mundo unido. Além de participantes da capital, o encontro contará com a presença também de jovens das cidades de Abaetetuba, Igarapé-Miri, Bragança, Castanhal, Capanema, Igarapé-Açú, Ananindeua e Benevides.

Na programação, haverá jogos, oficinas educativas para o meio ambiente, debates, momentos de reflexão, exibição de curtas-metragens, além de uma festa temática de Carnaval, com direito a concurso da fantasia mais esquisita. De acordo com Aline Casimiro, uma das organizadoras do evento, “tudo está sendo pensado de forma que o jovem possa se sentir acolhido, e consiga aprofundar, crescer e testemunhar o amor ao próximo”.

Apesar de o Movimento dos Focolares ser uma instituição católica, fundada por Chiara Lubich no período da 2ª Guerra Mundial, jovens de outras religiões que tiverem acima de 17 anos podem participar do encontro.

 

Leia também: Como curtir o carnaval

 

Comunidade Shalom – vários estados

2 a 4 de março

Comunidade Shalom promove retiros de carnaval em todo o Brasil com o tema “Há mais alegria”. Em algumas cidades, o evento ganha o nome Reviver. Em Fortaleza, onde o retiro teve sua primeira edição em 1986, são esperadas mais de 30 mil pessoas neste ano. Artes, louvor, palestras e celebração eucarística marcam a programação, cujo objetivo é levar o participante a experimentar de uma alegria verdadeira e duradoura.

 

Renovação Carismática Católica – vários estados

2 a 4 de março

No Brasil inteiro, a RCC promove os Encontros de Carnaval como uma forma de oferecer uma opção diferente para brincar de modo saudável e familiar. A maioria costuma oferecer versões infantis para os encontros, onde são feitas programas específicos para as crianças. Além dos encontros para crianças, cada cidade costuma organizar o evento colocando um toque regional.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email