Réplicas dos Símbolos da JMJ peregrinam pela Arquidiocese de Mariana

Réplicas dos Símbolos da JMJ peregrinam pela Arquidiocese de Mariana

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 21 a 28 de julho, reunirá 2 milhões de jovens do mundo todo e com a presença do Papa Francisco, vai marcar a vida da Igreja Católica no Brasil e seu trabalho de evangelização.

Neste período que antecede ao evento está percorrendo pelo Brasil uma cruz doada pelo Papa João Paulo II aos jovens e o ícone de Nossa Senhora doado pelo Papa Bento XVI. A Arquidiocese de Mariana acolheu estes dois símbolos da JMJ entre os dias 21 a 22 de novembro de 2011. Na ocasião, em missa celebrada na sede da arquidiocese, o arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, apresentou as réplicas da cruz e do ícone  que percorreriam a arquidiocese. A peregrinação teve início no dia 27 de maio de 2012 na cidade de Urucânia percorrendo as 126 paróquias em 79 municípios.

Nesta longa caminhada muitas mãos tocaram para carregar esses símbolos de nossa fé, como também muitas se detiveram neles para rezar e depositar sua fé e esperança em Cristo Jesus. Um dos grandes intuitos foi motivar e sensibilizar as paróquias para o trabalho evangelizador que considere o jovem não o futuro da Igreja, mas o presente, capaz de ser generoso no seguimento a Jesus. Os jovens formam uma nova geração ao lado de Maria, que deseja ardentemente permanecer aos pés da cruz e aprender a ser e a viver como Jesus.

O encerramento dessa peregrinação vai se acontecer no próximo domingo, Pentecostes, 19 de maio, a partir das 15h, quando da Praça da Sé em Mariana, os jovens de toda a arquidiocese saírão em caminhada com a cruz e o ícone para a Praça dos Ferroviários, onde às 17h, o arcebispo Dom Geraldo presidirá a celebração eucarística.

Outro momento que marcará a preparação para a Jornada é a Semana Missionária com peregrinos vindos do exterior em algumas cidades. Por enquanto está confirmada para o período de 15 a 21 de julho a vinda de jovens da Rússia e do Chile para Barbacena, da Noruega para Viçosa e da França para Ouro Preto. Eles desenvolverão e participarão de programações que abarquem os ambitos; religioso, social e cultural.

Maiores informações: Arquidiocese de Mariana (http://www.arqmariana.com.br) e Jornada Mundial (http://www.rio2013.com ).

Por Geraldo Trindade

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email